“Se a Apple pode vender iPhones na China e a Tesla pode vender carros elétricos, por que não podemos vender nossos dispositivos lá?”. Esse foi o questionamento de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, ao setor de estratégia da gigante das redes sociais, no final de 2021.

Para quem tem pressa:

  • A Meta pressiona para retomar seus negócios na China;
  • Um dos principais objetivos da reentrada da gigante de Mark Zuckerberg é vender headsets Quest VR em território chinês;
  • A empresa manteve discussões com várias empresas de tecnologia chinesas e teve progresso com a potência do videogame Tencent Holdings;
  • No entanto, o esforço enfrenta desafios, em parte porque os executivos chineses temem que Zuckerberg não seja visto como amigável com a China;
  • Nos últimos anos, o fundador da Meta acusou a China de roubar tecnologia dos EUA e mirou ataques na ByteDance, dona do TikTok.

A pergunta, feita numa chamada de vídeo, levou a Meta a pressionar para reiniciar seus negócios na China e vender seus modelos de headset Quest no país, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto ouvida pelo The Wall Street Journal. Isso mais de uma década após o Facebook ter sido bloqueado lá.

publicidade

Leia mais:

A empresa manteve discussões com várias empresas de tecnologia chinesas e teve progresso com a potência do videogame Tencent Holdings, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

publicidade

No entanto, o esforço enfrenta desafios, em parte porque os executivos chineses temem que Zuckerberg não seja visto como amigável com a China, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Zuckerberg e a China

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em evento na China em 2016
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em evento na China em 2016 (Imagem: Imago/Zuma Press)

Nos últimos anos, o fundador da Meta acusou a China de roubar tecnologia e mirou na ByteDance, dona do TikTok.

publicidade

Isso minou uma ofensiva de charme que Zuckerberg empreendeu em Pequim em 2016 e reforçou as opiniões negativas sobre o empresário por lá, disseram as pessoas.

As percepções das autoridades sobre o CEO podem aumentar a incerteza caso a Meta e seu parceiro busquem licenças e aprovações para seus produtos e serviços na China, disseram algumas das pessoas.

publicidade

A recusa da Meta em cumprir as regras de censura de Pequim levou ao seu bloqueio em 2009, disseram autoridades.

Tanto o Facebook quanto o Twitter foram cortados naquele ano após distúrbios na região chinesa de Xinjiang, com a mídia estatal dizendo que a mídia social foi usada para provocar tumultos. Desde então, a China reforçou o controle do conteúdo online.

Os possíveis parceiros em negociações com a Meta também discutiram preocupações internamente sobre como a Meta pode reagir a possíveis restrições futuras ao conteúdo de realidade virtual, um segmento que Pequim planeja regular, disseram as pessoas.

Um porta-voz da Meta se recusou a comentar. A Tencent não respondeu ao pedido de comentário do WSJ.

Negociações da Meta

Logomarca da Meta cercada de notas de dólares
(Imagem: Below the Sky/Shutterstock)

Uma parceria poderia beneficiar tanto a Tencent, a maior editora de videogames do mundo, quanto a Meta.

O enorme mercado consumidor da China pode ajudar a Meta a recuperar alguns dos bilhões de dólares que gastou desenvolvendo headsets, software e aplicativos para o metaverso.

A Tesla e a Apple, por exemplo, dependem do país para partes significativas da fabricação e vendas gerais.

No início de 2023, o CEO da Tesla, Elon Musk, e o CEO da Apple, Tim Cook, se reuniram com funcionários de altos-escalões durante viagens a Pequim.

Ainda assim, enquanto a Meta tenta entrar na China, muitas empresas estadunidenses estão reavaliando seus laços com o país. A Apple, por exemplo, está transferindo parte da produção para fora da China, que há muito domina sua cadeia de suprimentos.

Os executivos da Tencent debateram acaloradamente se deveriam se juntar à Meta enquanto discutiam estratégias no final de 2022, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

O presidente da Tencent, Pony Ma, decidiu prosseguir com a negociação primeiro e ver quais acordos eles poderiam alcançar, disse uma das pessoas.

Desafios na China

Mark Zuckerberg conversando com autoridades chinesas
(Imagem: Ted S. Warren)

Um desafio é como a Meta lançaria conteúdo na China, disseram as pessoas. Os usuários provavelmente receberiam conteúdo isolado das ofertas globais da Meta, enquanto a Tencent também procurou integrar seus próprios produtos ao headset da empresa, disseram eles.

Complicações adicionais para qualquer acordo são os gastos reduzidos do consumidor da China e questões operacionais, como o manuseio de dados do usuário, disseram eles. A China tem restringido cada vez mais o envio de dados para fora do país.

Esta é a última de várias tentativas da Meta de reentrar na China. O Facebook continua bloqueado no país de 1,4 bilhão de habitantes, assim como o WhatsApp e o Instagram – todos aplicativos da Meta.

Críticas da Meta

A empresa cortejou autoridades chinesas e contratou um chefe de política chinesa bem relacionado.

Porém, em 2019, Zuckerberg disse aos alunos da Universidade Georgetown, em Washington, D.C., que o TikTok não compartilha o compromisso do Facebook com a liberdade de expressão e representa um risco aos valores estadunidenses e à supremacia tecnológica.

Ele enfatizou essa mensagem nos bastidores em reuniões com autoridades e legisladores dos EUA em Washington naquele ano, inclusive num jantar privado com o então presidente Trump, segundo o WSJ.

Mark Zuckerberg meio de lado
(Imagem: Shutterstock)

Um porta-voz da Meta disse, na época, que Zuckerberg não se lembrava de ter discutido o TikTok no jantar.

Numa audiência na Câmara dos Deputados dos EUA, em 2020, com líderes da Amazon, Apple e Google, Zuckerberg foi além de outros executivos ao comentar sobre as tensões tecnológicas EUA-China, condenando o roubo de propriedade intelectual pela China.

Acho que está bem documentado que o governo chinês rouba tecnologia de empresas dos EUA.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, numa audiência na Câmara dos EUA em 2020

A Administração do Ciberespaço da China, principal reguladora da Internet no país, não respondeu ao pedido de comentário do WSJ.

Com informações de The Wall Street Journal

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!