Booking.com adota ChatGPT para dicas de viagem

O Booking.com lançou uma ferramenta integrada com o ChatGPT que vai facilitar a busca por hotéis, voos, além da criação de itinerários
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 03/07/2023 15h49
Booking.com-1
Imagem: II.studio / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso cotidiano, e agora vai poder ser utilizada para ajudar no planejamento de viagens. O site Booking.com anunciou o lançamento de uma ferramenta integrada com o ChatGPT, criado pela OpenAI, que vai facilitar a busca por hotéis, voos, além da criação de itinerários.

Leia mais

Integração, rapidez e muitas opções

  • A versão beta do AI Trip Planner entrou em funcionamento na quinta-feira (28) para assinantes do programa de fidelidade Genius, nos Estados Unidos. Não há data para a disponibilização da ferramenta no Brasil.
  • A tecnologia interage com os usuários através de conversas de texto. Na primeira mensagem, o bot se apresenta e oferece dicas de destinos ou recomendações de locais para estadia.
Imagem: Reprodução/Booking.com
  • Os viajantes podem fazer tanto perguntas mais gerais relacionadas a viagens, quanto questionamentos específicos sobre regras, opções de acomodações e destinos, por exemplo.
  • “Podemos começar a ter conversas escalonáveis e individuais com nossos clientes em seus termos, da mesma forma que você começaria a falar sobre o planejamento de uma viagem com seu parceiro ou amigos”, afirmou o Diretor de Tecnologia da Booking.com, Rob Francis.
  • Os usuários podem alternar entre o bate-papo com a IA e a interface da Booking.com, podendo concluir reservas, por exemplo, uma vez que o AI Trip Planner está totalmente integrado com a plataforma de viagens.
  • Também é possível refinar as pesquisas em tempo real, com novas opções surgindo em questões de segundos. A ferramenta oferece de opções românticas no Caribe até casas de férias para uma família de quatro pessoas.

IA ganhando espaço no mundo das viagens

  • Concorrente da Booking.com, a Expedia também lançou uma versão teste de sua nova experiência de planejamento de viagens a partir da inteligência artificial.
  • Nela, os usuários podem conversar com o recurso e obter recomendações sobre lugares para visitar.
  • A novidade está em fase de testes e disponível apenas para dispositivos iOS.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.