Em que lua estamos? Hoje, sexta-feira, 7 de julho, estamos na Lua Cheia, faltam quatro dias para a fase Minguante. A segunda-feira (3) foi dia de Lua Cheia e agora o satélite está em sua lenta redução.

Ciclo Lunar e a lua hoje

Uma lunação ou ciclo lunar, como é chamado o intervalo de tempo entre luas novas, é sutilmente variável, com média de duração de 29,5 dias. Durante esse período, ela passa pelas quatro fases principais (nova, crescente, cheia e minguante), e cada uma se prolonga por aproximadamente sete dias.

Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).

Leia mais:

publicidade

Quais as fases no mês de julho?

As fases da Lua no mês de julho de 2023 começaram no dia 3 com a chegada da Cheia que ainda está ativa hoje e o fim da Crescente de junho. A mudança ocorreu às 8h40, um dia antes se comparado ao mês passado.

Ciclo lunar completo dura todo o mês (Imagem: SmartS/Shutterstock)

Já no dia 9 é a vez a Minguante, às 22h49, que começa o ciclo de redução do satélite. A Lua Nova surge às 15h33 do dia 18 deste mês. As fases do mês de julho terminam com a Lua Crescente, no dia 25, às 19h08.

  • Cheia: 3 às 08h40
  • Minguante: 9 às 22h49
  • Nova: 17 às 15h33
  • Crescente: 25 às 19h08

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!