O ChatGPT, popular chatbot de inteligência artificial (IA) lançado em novembro de 2022 pela OpenAI, registrou sua primeira queda em tráfego de site no mês de junho, conforme análise da empresa Similarweb. 

Segundo dados do levantamento, o tráfego mundial de computadores e dispositivos móveis conectados ao site ChatGPT diminuiu 9,7% em junho com relação a maio, enquanto os visitantes únicos apenas do portal caíram 5,7%. A quantidade de tempo que os visitantes passaram no site também caiu, diminuindo em 8,5%. 

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Para David Carr, gerente sênior de insights da Similarweb, considerando que geralmente todo app que vive um boom também experimenta o movimento na direção contrária (embora nem sempre na mesma proporção), a diminuição do tráfego é um sinal de que o fator novidade está acabando para o chatbot. 

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Para alguns especialistas, a mudança também pode estar vinculada às férias de verão para as escolas, já que menos alunos procuram auxílio no site para os deveres de casa. 

ChatGPT já é um dos 20 principais sites do mundo 

O ChatGPT foi o responsável por trazer holofotes para a IA generativa, além de impulsionar um debate sobre segurança e iniciar uma corrida no mercado por produtos de consumo com IA.  

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Com aplicação da ferramenta a tarefas diárias, desde a escrita até a codificação, em dois meses após seu lançamento o recurso atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais. Em fevereiro, o produto da OpenAI recebeu o título de plataforma com crescimento mais rápido da história e, atualmente, possui mais de 1,5 bilhão de visitantes mensais, sendo um dos 20 principais sites do mundo. 

Acho que há dores de crescimento quando você vai de zero a 100 milhões de usuários tão rapidamente. A infraestrutura extraordinariamente pesada resulta em menos precisão. [e há] uma combinação de ter que mudar o que o modelo é treinado para lidar com as possíveis implicações de regulamentação. 

Sarah Hindlian-Bowler, diretora de Pesquisa Tecnológica para as Américas da Macquarie, à Reuters. 

Por outro lado, embora soe negativa a queda de tráfego, a desaceleração no crescimento pode ajudar a controlar o custo de execução do ChatGPT, que requer poder de computação intensivo e alto investimento de tempo e dinheiro para treinar os sistemas e responder a consultas. 

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Com informações da Reuters

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