O banco de imagens, vídeos e músicas do Shutterstock não é útil somente para usuários comuns. A OpenAI, empresa desenvolvedora do ChatGPT, está estendendo a parceria com o site por mais seis meses e vai usá-lo no treinamento de seu programa de IA DALL-E, que converte texto em imagens.

A parceria é fundamental para a desenvolvedora, uma vez que a inteligência artificial é treinada a partir de grandes quantidades de dados, seja em texto ou em mídia.

publicidade

Leia mais:

Parceria entre Shutterstock e OpenAI

  • A parceria entre as duas empresas começou em 2021, quando o Shutterstock permitiu que a OpenAI usasse seu banco de imagens para treinar o DALL-E;
  • Segundo o CEO da desenvolvedora, Sam Altman, o site foi “crítico” para o treinamento do programa;
  • Durante a primeira parceria, o site também integrou o gerador de imagens do DALL-E ao seu banco e proibiu a venda de qualquer imagem feita por IA que não fosse da ferramenta;
  • Diferentemente de outros bancos de imagem online, como o Getty Images, que baniu qualquer mídia gerada artificialmente, o Shutterstock está abraçando a IA;
  • No entanto, ainda está descobrindo novas formas de se adaptar. Devido ao uso das imagens disponíveis pela IA, por exemplo, o Shutterstock criou “Fundo de Colaboradores” para recompensar esses artistas.

publicidade
Com integração, Shutterstock já permite a criação de imagens de IA pelo DALL-E 2 (Imagem: Reprodução)

Novidades da parcerias

Diferentemente de 2021, agora a Shutterstock está expandindo a integração com o DALL-E e vai permitir que os usuários editem “qualquer imagem em toda a biblioteca do Shutterstock”.

O site também pretende integrar a ferramenta ao Giphy, plataforma de criações de GIFs adquirida da Meta no começo do ano.

publicidade

Colaboração em IA

De acordo com Brad Lightcap, diretor de operações da OpenAI, em comunicado, o uso do banco de imagens do Shutterstock no treinamento da IA tem sido fundamental e permite novas possibilidades de “criação e concepção de conteúdo”.

Com informações de The Verge

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!