O banco de imagens, vídeos e músicas do Shutterstock não é útil somente para usuários comuns. A OpenAI, empresa desenvolvedora do ChatGPT, está estendendo a parceria com o site por mais seis meses e vai usá-lo no treinamento de seu programa de IA DALL-E, que converte texto em imagens.

A parceria é fundamental para a desenvolvedora, uma vez que a inteligência artificial é treinada a partir de grandes quantidades de dados, seja em texto ou em mídia.

Leia mais:

Parceria entre Shutterstock e OpenAI

  • A parceria entre as duas empresas começou em 2021, quando o Shutterstock permitiu que a OpenAI usasse seu banco de imagens para treinar o DALL-E;
  • Segundo o CEO da desenvolvedora, Sam Altman, o site foi “crítico” para o treinamento do programa;
  • Durante a primeira parceria, o site também integrou o gerador de imagens do DALL-E ao seu banco e proibiu a venda de qualquer imagem feita por IA que não fosse da ferramenta;
  • Diferentemente de outros bancos de imagem online, como o Getty Images, que baniu qualquer mídia gerada artificialmente, o Shutterstock está abraçando a IA;
  • No entanto, ainda está descobrindo novas formas de se adaptar. Devido ao uso das imagens disponíveis pela IA, por exemplo, o Shutterstock criou “Fundo de Colaboradores” para recompensar esses artistas.

publicidade
Com integração, Shutterstock já permite a criação de imagens de IA pelo DALL-E 2 (Imagem: Reprodução)

Novidades da parcerias

Diferentemente de 2021, agora a Shutterstock está expandindo a integração com o DALL-E e vai permitir que os usuários editem “qualquer imagem em toda a biblioteca do Shutterstock”.

O site também pretende integrar a ferramenta ao Giphy, plataforma de criações de GIFs adquirida da Meta no começo do ano.

Colaboração em IA

De acordo com Brad Lightcap, diretor de operações da OpenAI, em comunicado, o uso do banco de imagens do Shutterstock no treinamento da IA tem sido fundamental e permite novas possibilidades de “criação e concepção de conteúdo”.

Com informações de The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!