Carros autônomos da GM poderão ser aprovados em breve nos EUA

Órgãos reguladores do país deverão retornar em breve sobre a solicitação da montadora
Por Alisson Santos, editado por Rodrigo Mozelli 13/07/2023 23h43
cruiser-AV-01
Imagem: GM
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O pedido da General Motors (GM) para implantar seus veículos autônomos nos Estados Unidos poderá ter resposta nos próximos dias. Protocolada desde 2022, a petição apresentada pela unidade de tecnologia de condução autônoma deverá ser decidida em breve pelos órgãos reguladores dos EUA.

Essa petição solicita a autorização para rodar até 2,5 mil veículos autônomos anualmente sem controles humanos, disse uma autoridade de segurança de automóveis do país. Além disso, os veículos em questão também estão isentos de volantes, retrovisores, piscas ou limpadores de para-brisa.

Leia mais:

A agência “emitirá decisão nas próximas semanas”, afirmou Ann Carlson, administradora interina da National Highway Traffic Safety (NHTSA). “A questão central é decidir se os veículos conduzidos não por humanos, mas por computadores, precisam cumprir padrões de segurança que são fundamentalmente sobre motoristas humanos: requisitos para espelhos, viseiras solares, limpadores de para-brisa e assim por diante”, complementou.

Alguns veículos equipados com a tecnologia sem motorista da Cruise estão oferecendo serviço limitado em São Francisco com pequena frota de veículos Chevrolet Bolt. Pensando na expansão, a Cruise planeja incluir seu veículo Origin — que tem portas semelhantes às do metrô e sem volante.

  • Antes da petição do ano passado, a fabricante já havia tentado outras formas de conseguir essa autorização;
  • Em 2018, a GM solicitou à NHTSA que permitisse a construção de carro autônomo sobre o Bolt sem volantes ou pedais de freio nas estradas dos EUA;
  • Sem retorno da agência, em 2020, a GM retirou a petição.

Em dezembro do ano passado, a NHTSA abriu investigação sobre o sistema de direção autônoma em veículos produzidos pela Cruise. Segundo a agência, esses carros “podem se envolver em frenagens bruscas inapropriadas ou ficar imobilizados”.

Com informações de Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.