O Latin NCAP é a entidade que conduz testes de segurança veicular na América Latina. Nesta quinta-feira (13), a organização apresentou os resultados do Citroën C3 e o hatch não foi nada bem: ficou com zero estrela. No entanto, o carro está longe de ser o único reprovado.

Conheça outros cinco modelos que não passaram no teste do Latin NCAP.

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Latin NCAP

O teste mede o nível de segurança dos veículos em quatro frentes: proteção para adultos, crianças, pedestres e assistentes de segurança. 

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Modelos reprovados pelo Latin NCAP

Renault Duster

Renault Duster caiu de quatro para zero estrelas (Foto: Divulgação)
  • Quando foi avaliado pela primeira vez, em 2019, o Renault Duster ganhou quatro estrelas nos testes do Latin NCAP. Já na segunda vez, em 2021, não ganhou uma única estrela.
  • Isso aconteceu devido à mudança dos critérios da entidade. A avaliação da proteção para passageiros adultos ficou em 29%; crianças, em 23%; e pedestres, 51%.
  • No teste, outro problema foi detectado: quando colidia frontalmente a 64 km/h com uma barreira parada, um vazamento de combustível acontecia. A organização informou o fato à Renault e ainda recomendou um recall.
  • Já na colisão lateral a 50 km/h com uma barreira em movimento, a intrusão da estrutura foi “excepcionalmente alta” e o Latin NCAP declarou que a proteção para adultos era “limitada”.

Fiat Argo e Cronos

Os dois modelos da Fiat zeraram a pontuação (Foto: Divulgação)
  • Tanto o Fiat Argo quanto o Cronos não receberam nenhuma estrela nos testes realizados em dezembro de 2021.
  • A dupla conseguiu 24% na proteção para adultos; 10% para crianças; e 37% para pedestres. No sistema de assistência de segurança, a nota foi pior ainda: 3%.
  • Na prova de colisão frontal a 64 km/h, a entidade decidiu que os dois modelos apresentaram uma proteção média/baixa, especialmente nas regiões da cabeça, tórax e joelhos.
  • Além disso, a estrutura dos carros foi considerada instável, sem conseguir suportar cargas maiores de impacto.

JAC E-JS1

JAC E-JS1 foi o primeiro elétrico testado pelo Latin NCAP (Foto: Divulgação)
  • O JAC E-JS1 foi o primeiro carro elétrico a ser testado pelo Latin NCAP… e zerou na pontuação final.
  • Além dos testes padrões, a organização ainda avaliou o sistema de corte de emergência, que não funcionou.
  • O modelo atingiu 0% de proteção para adultos; 6,3% para crianças; 20,2% para pedestres; e 7% em assistência à segurança.
  • A entidade ainda declarou que a estrutura do carro é instável na área da frente e nos pés.

Fiat Strada

(Foto: Divulgação)
  • Outro modelo da Fiat foi mal nos testes da Latin NCAP. Apesar de não ter zerado, o Strada recebeu apenas uma estrela.
  • A estrutura do carro foi considerada “instável” na área dos pés, e os airbags laterais não foram acionados de maneira correta durante a colisão.
  • Ainda, a versão de cabine simples e dupla tiveram números diferentes.
  • A Strada de cabine simples atingiu 47,47% de proteção para adultos; 22,08% para crianças; 40,23% para pedestres; e 41,86% para o sistema de assistência à segurança.
  • Já a versão de cabine dupla ficou com 41,39% de proteção para adultos; 52,96% para crianças; 40,23% para pedestres; e 48,84% para o sistema de assistência à segurança.
  • Apesar dos números diferentes, o Latin NCAP dá a pontuação final baseado nas piores notas.

Com informações de Auto Esporte

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