Para aqueles que gostam do consolidado Ford Fiesta, a fabricante americana tem uma boa notícia: uma versão elétrica pode estar a caminho. Segundo o chefe de automóveis da Ford Europa, Martin Sander, a empresa pode considerar uma cooperação com a VW para um Fiesta ultracompacto baseado no novo ID.2all. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • De acordo com Sander, nada foi decidido ainda, mas ante ao bom relacionamento das fabricantes na Europa, oportunidades podem surgir — e não serão descartadas; 
  • A Volkswagen lançou o ID.2all em março. Ele é semelhante em tamanho a um Golf e usa a plataforma MEB (Modular Electric Platform) da VW, que a Ford também aderiu a partir de um acordo — entenda sobre ela aqui
  • A Ford fez parceria com a Volkswagen em 2020 para usar a plataforma MEB para lançar um veículo elétrico na Europa; 
  • Apesar dos planos da Ford para um Fiesta EV, sua prioridade ainda é desenvolver uma plataforma própria para suportar uma fábrica separada na Espanha — o plano afasta a montadora da aliança com a VW; 
  • Vale pontuar que na Europa clientes de EVs tem um apetite maior por modelos menores, justificando o plano de um Fiesta EV ultracompacto. 

Leia mais! 

[Temos] uma cooperação muito construtiva e positiva com a Volkswagen e possivelmente estamos explorando oportunidades para levar isso para o próximo nível. Nada foi decidido, mas não quero descartar isso. 

Martin Sander, chefe de automóveis da Ford Europa, à Automotive News Europe. 

Por outro lado, Sander explicou que veículos menores não oferecem as margens que a montadora espera alcançar no exterior em seu renascimento eletrificado. Assim, embora não descarte o plano do Fiesta EV, não é uma prioridade. 

publicidade

Veículos menores têm margem menor. Não temos a escala do Grupo Volkswagen ou Stellantis na Europa. Veículos pequenos como o Fiesta não são o coração da Ford Motor Company. 

Importante lembrar que a Ford tirou recentemente seu último Fiesta dependente de combustão de suas linhas de montagem na Europa. Assim, EVs ultracompactos podem ser um novo caminho para a receita da empresa no exterior, considerando principalmente os interesses do mercado da Europa. Esse combo de prós pode manter viva a esperança de um renascimento do Ford Fiesta. 

Geração atual vendida na Europa tinha versões híbridas e até um Fiesta turbinado de 200 cavalos “tunado” pela Ford. Imagem: Divulgação/Ford

Boatos de um Novo Fusca EV 

Recentemente, notícias de que a VW estaria considerando lançar uma versão elétrica do já repaginado New Beetle viralizaram na internet. Thomas Schäfer, CEO da montadora, precisou esclarecer como surgiram as especulações e, infelizmente, deu más notícias para os fãs do modelo. Veja detalhes aqui

publicidade

Com informações da Electrek e Automotive News Europe

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!