O clone do Twitter do Instagram, Threads, teve uma semana bastante frutífera desde o seu lançamento, ultrapassando a marca de 30 milhões de usuários nas primeiras 24 horas e alcançando mais de 100 milhões de inscrições em apenas cinco dias.

No entanto, outro aplicativo completamente desconexo foi inadvertidamente colocado em destaque devido à tentativa do Instagram de capitalizar no caos do Twitter.

publicidade

Leia mais:

Threads, mas não o do Instagram

  • Threads, uma alternativa ao Slack que foi lançada em 2019, viu um aumento significativo de tráfego em seu site nos dias seguintes ao lançamento do seu homônimo.
  • Isso se deve principalmente ao fato de que a alternativa ao Slack possui o domínio Threads.com, enquanto a nova rede social do Instagram usa o endereço menos usual Threads.net.
  • Isso também levou o app de negócios a se divertir às custas do Instagram.

Sucesso impulsionado por confusão

  • Essa confusão levou Threads (a alternativa ao Slack) a ver um grande aumento de downloads na semana imediatamente após o lançamento do app do Instagram.
  • Entre 6 e 12 de julho, dados da Data.ai divulgados pelo TechCrunch indicam que Threads teve mais de 880.000 downloads globalmente apenas no iOS, tendo tido “poucos downloads” antes desse ponto.
  • Ele também foi o 52º aplicativo mais baixado globalmente e o terceiro na categoria “negócios”.
  • Curiosamente, os três principais mercados em que ele teve suas melhores classificações na App Store foram Alemanha, Espanha e Itália, onde ficou em média como o 10º aplicativo mais baixado naquela semana entre os três países.
  • Isso provavelmente ocorreu porque a rede social do Instagram ainda não está disponível na União Europeia, o que contribuiu para a confusão.
  • No Android, também há um cenário semelhante, com Threads agora exibindo mais de 1 milhão de downloads.
  • Devido a tudo isso, o app de negócios teve que colocar mensagens de “não estamos associados ao Instagram” em seu site e na listagem da App Store.
threads
Imagem: Captura de Tela / Olhar Digital

Empresas diferentes, mesmo nome

Cenários envolvendo várias empresas compartilhando nomes de marca não são novidade. Existem inúmeras empresas que compartilham o mesmo nome em todo o mundo. Inclusive, há outra startup chamada Threads, uma plataforma de compras baseada em chat sediada no Reino Unido.

publicidade

Portanto, o problema do Threads (a alternativa ao Slack) não é um fenômeno novo, especialmente quando consideramos que o Instagram já teve um aplicativo companheiro chamado Threads, lançado em 2019 e encerrado dois anos depois.

Threads é uma palavra poderosa e um termo nativo da internet. Usar threads — em várias plataformas — é a melhor maneira de se manter conectado com sua rede ou empresa. Portanto, não é surpresa que a Meta tenha escolhido um rótulo poderoso para representar sua visão de construir a praça da cidade.

Rousseau Kazi, co-fundador e CEO do Threads, em um comunicado ao TechCrunch

Futuro do Threads

É importante destacar que os visitantes e downloads que o Threads teve devido à confusão provavelmente não se traduzirão em novos negócios, já que os usuários desapontados rapidamente perceberão que não era o que estavam procurando. No entanto, o impulso de perfil que a startup obteve pode ser considerado uma ótima publicidade gratuita.

publicidade

No entanto, no futuro, se o Threads do Instagram ganhar mais popularidade, as empresas provavelmente terão que integrá-lo em sua estratégia de mídia social. Isso também pode causar confusão para os clientes em potencial da alternativa ao Slack, já que as empresas teriam que gerenciar duas plataformas de comunicação completamente separadas com o mesmo nome.

O Threads menos popular confirmou ao TechCrunch que possui a marca registrada de seu nome, mas se recusou a responder a outras perguntas sobre o assunto, incluindo se planeja iniciar alguma ação contra o Instagram ou sua empresa controladora, Meta.

publicidade

Com informações de TechCrunch.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!