A Meta vai lançar sua nova rede social, chamada Threads – uma espécie de clone do Twitter baseado no Instagram – nesta quinta-feira (06) nos EUA e Reino Unido. Mas a novidade pode não chegar ao resto da Europa tão cedo.

Para quem tem pressa:

  • O Threads – nova rede social da Meta que é uma espécie de clone do Twitter – chega aos EUA e Reino Unido nesta quinta-feira (06);
  • No entanto, a nova rede social não será lançada nos outros países da Europa “neste momento”, segundo um porta-voz da Meta;
  • O “Twitter do Instagram” não chegará a países da União Europeia devido aos requisitos mais rigorosos do bloco econômico sobre privacidade de dados;
  • A nova rede social chega num momento em que tuiteiros buscam alternativas à rede social de Elon Musk, após anúncios de medidas que desagradaram.

Isso porque um porta-voz da Meta disse à DPC (Comissário de Proteção de Dados da Irlanda) que o serviço não será lançado na UE (União Europeia) “neste momento”, conforme publicou o site Independent.ie.

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Leia mais sobre o Threads:

O Threads pode não ser lançado em grande parte da Europa devido a requisitos de privacidade de dados mais rigorosos.

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O DPC aparentemente não está bloqueando o serviço. Em vez disso, é a Meta que ainda não preparou o serviço para um lançamento europeu fora do Reino Unido.

O país entrou na mira do lançamento da Meta por não ser totalmente regido pelo GDPR (lei de proteção de dados europeia) nem pelas regras de privacidade da UE, segundo o site.

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Contexto do Threads

Página do Threads na App Store da Apple
Threads na App Store (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

O Threads vai chegar em meio a problemas com o Twitter, que anunciou recentemente limites para leitura de tweets e TweetDeck só para contas com selo de verificado.

Com isso, muitos tuiteiros têm buscado alternativas à rede social de Musk – por exemplo, Koo, Bluesky e Mastodon.

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Agora, alguns veem o Threads como um substituto mais viável, devido à integração com o Instagram.

Meta na Europa

Martelo de tribunal de justiça em frente logomarca da Meta
(Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)

A UE recentemente acertou a Meta com uma decisão de que deve obter o consentimento dos usuários antes de exibir anúncios personalizados na região.

Antes disso, a empresa tinha sido multada em cerca de US$425 milhões (aproximadamente R$2 bilhões, em conversão direta) por exibir anúncios sem consentimento do usuário para tal.

Além disso, em 2021, o DPC multou o WhatsApp em US$ 266,8 milhões (R$1,3 bilhão) por não fornecer detalhes suficientes sobre como compartilha os dados dos usuários da UE com o Facebook.

Isso pode representar um problema para o Threads em seu estado atual. É que a nova rede social vai importar dados automaticamente do Instagram.

Entram aí publicidade e informações de comportamento, conforme consta na sua página na App Store da Apple.

Com informações de Independent.ie (em inglês)

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