Casos de gripe e Covid-19 estão em queda, aponta FioCruz

O relatório InfoGripe indica queda nos casos de infecção pela Sars-Cov-2 e ocorrências relacionadas ao vírus influenza A.
William Schendes17/07/2023 10h24
vacina
(Imagem: BaLL LunLa/ Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As infecções pelo vírus Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, estão em queda na população adulta na maioria dos estados brasileiros, aponta o Boletim InfoGripe divulgado na última semana. O relatório também mostra indícios de interrupção no aumento das ocorrências associadas ao vírus Influenza A.

O quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também sinaliza queda em novos casos em tendência a longo prazo nas últimas três semanas, porém com crescimento a curto prazo nos últimos 21 dias. Para as crianças, o vírus sincicial respiratório (VSR) segue como o principal vírus identificado.

Leia mais:

Casos SRAG nas capitais

  • Os estados que apresentam sinais de crescimento da SRAG a longo prazo são: Acre, Amapá, Goiás, Pará e Rio Grande do Norte;
  • Acre, Amapá, Pará e Rio Grande do Norte o crescimento dos casos atinge principalmente as crianças;
  • As capitais com indícios de crescimento de SRAG são: Belém, João Pessoa, Macapá, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro e São Luís.

De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador da InfoGripe, estados das regiões Norte, Nordeste e Sul continuam apresentando estabilidade em patamares elevados nas crianças.

Tal cenário mantém a necessidade de atenção e ações para diminuição da transmissão de vírus respiratórios. As internações no público infantil manteve crescimento semana após semana durante um longo período e, mesmo tendo interrompido em alguns estados, mantém números expressivos de novas internações. Isso faz com que os leitos pediátricos continuem com alta demanda.

Marcelo Gomes, coordenador da InfoGripe.

Faixas etárias

  • Os dados revelam a queda no predomínio de casos positivos da Covid-19 em todas as faixas etárias;
  • Na população de 15 a 49 anos e 50 a 64, o volume de casos de influenza A é similar aos casos da Covid-19;
  • Na população a partir de 65 anos, o Sars-Cov-2 ainda demonstra predomínio apesar dos sinais de diminuição.

Com informações de Agência FrioCruz.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.