Faça backup! Google abandonará recurso do Hangouts nesta quarta-feira (19)

O “Google Album Archive” mantinha na nuvem conteúdos compartilhados pelo Hangouts
Por Gabriel Sérvio, editado por Rodrigo Mozelli 18/07/2023 13h13, atualizada em 18/07/2023 21h53
Silhuetas de pessoas segurando notebook e celular e, ao fundo, a logomarca do Google
O Duet AI é o novo chatbot de inteligência virtual do Google criado para impulsionar a produtividade.(Imagem: kovop/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google confirmou o fim do serviço “Album Archive” para esta quarta-feira, 19 de julho. O recurso mantinha na nuvem conteúdos compartilhados pelo Hangouts, o antigo aplicativo de mensagens da empresa, e permitia acessar tudo no mesmo lugar.

A empresa informa que “qualquer conteúdo disponível no Google Album Archive não poderá mais ser acessado” após a data. Para não perder nada, a recomendação é fazer um backup. 

O Google Fotos será afetado?

Não. O encerramento do serviço não afeta em nada o que foi salvo na nuvem pelo Google Fotos, bem como outros serviços como o Blogger, a própria Conta do Google e conteúdo do Hangouts migrado para o seu sucessor, o Google Chat.

O que será apagado

Quem costumava usar o Hangouts notará que thumbnails, comentários e curtidas vão sumir, além de imagens enviadas e recebidas pelo app.

Imagem: Captura de tela

Como fazer o backup?

Caso queira se prevenir ou ainda tenha alguma recordação importante no Hangouts, basta acessar o endereço get.google.com/albumarchive e seguir as instruções na tela para iniciar o backup.

Leia mais:

Como otimizar a internet utilizando o DNS gratuito do Google

Lidar com uma conexão ruim não é fácil. Saiba que a velocidade e a estabilidade da sua internet podem ser influenciadas por diversos fatores, incluindo o servidor DNS (sigla em inglês para “Domain Name System”).

O DNS é responsável por traduzir os nomes de domínio em endereços IP, permitindo que você acesse os sites que deseja visitar. Caso esteja enfrentando problemas de velocidade ou deseja otimizar sua conexão, uma opção interessante é experimentar o DNS público do Google.

Neste texto, o Olhar Digital traz dicas de como otimizar sua Internet utilizando o DNS gratuito do Google.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.