Um vídeo de um grupo de mergulhadores em Taiwan viralizou nas redes sociais nos últimos dias após mostrar um peixe enorme, quase do tamanho de uma pessoa. O animal é achatado, possui olhos grandes e escamas lisas e reflexivas e deixou os internautas se perguntando que peixe é esse?

https://twitter.com/Navegad43443121/status/1680925486535385093?s=20

Alguns apontam se tratar de um peixe-remo, animal que tem em média 3 metros de comprimento, podendo chegar até 11 metros. Eles são conhecidos por terem nadadeiras em formato de remos, na frente do seu corpo, e nadadeiras vermelhas. No entanto, de acordo com especialistas em resposta ao G1, se trata de outra espécie.

publicidade

Leia mais:

Qual espécie de peixe?

O peixe, na verdade, seria da família Trachipteridae, do gênero Trachipterus, podendo ser um peixe-fita. Além de não possuírem nadadeiras com formato de remo, eles também são bem menores, entre 1 e 3 metros de comprimento. Mas não existe um consenso de que realmente se trate dessa espécie.

publicidade

Isso ocorre principalmente porque esses animais vivem a cerca de 500 metros de profundidade, dificultando seu avistamento. Suas raras aparições acabam se tornando envolta de lendas. Uma das mais conhecidas é a da região do Japão, das Coreias e de Taiwan, onde ele é associado com a chegada de terremotos.

Por muito tempo, houve essa teoria de que, por ele viver em águas relativamente mais fundas, seria sensível e iria perceber alguma vibração que indicasse terremoto, e subiria para a superfície por causa disso.

Pedro Henrique Tunes, biólogo e pesquisador, em resposta ao G1

Mas a lenda pode ter surgido a partir de outro desastre, os tsunamis. Quando eles acontecem, é comum que muitos peixes apareçam na praia, fazendo com que ambas as espécies sejam associadas a terremotos.

publicidade

Buracos na lateral

Outra característica que chamou atenção no peixe das filmagens são os dois buracos na lateral, apesar de estranhas, eles foram causados por tubarões, que apenas dão mordidas em suas presas, sem necessariamente matá-las. Os que sobrevivem ficam com cicatrizes em forma de buraco.

Esses buracos são bastante comuns em animais marinhos grandes. Eles são causados pelo tubarão charuto, uma espécie que já foi encontrada aqui no Brasil e é conhecida por se alimentar de pequenos pedaços de suas presas.

Pedro Henrique Tunes

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!