A estratégia da Netflix de cobrar mais para quem “empresta” a senha para terceiros está funcionando. Segundo o último relatório de resultados divulgado nesta quarta-feira (19), o serviço de streaming ganhou quase 6 milhões de assinantes globalmente no segundo trimestre — 1,17 milhão apenas nos EUA e Canadá.

  • A empresa acrescentou ainda que as inscrições já estão superando os cancelamentos.
  • O comunicado oficial diz que a plataforma está “vendo uma conversão saudável de assinaturas”, bem como mais usuários adicionando membros extras às suas contas.
  • Durante a teleconferência de resultados, o diretor financeiro da Netflix, Spencer Neumann, disse que a maioria do crescimento de receita em 2023 virá de novas assinaturas “em grande parte impulsionadas” pela taxa de compartilhamento de senhas. 

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Vale lembrar que a nova política entrou em vigor no fim de maio. Segundo um levantamento da empresa Antenna, o serviço registrou um salto de assinantes dias após a adoção da cobrança na América do Norte. A Netflix também adotou a mesma estrátegia no Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha. 

No Brasil, o resultado foi um pouco diferente. A nova taxa cobrada para usuários que compartilham suas contas foi recebida com rejeição e pedido de explicações pelos órgãos de defesa do consumidor. Em maio, a plataforma chegou a perder 3% de usuários por aqui em comparação com o mesmo mês em 2022.

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Ganhos da Netflix no segundo trimestre

  • Os ganhos da empresa ficaram em US$3,29 bilhões;
  • A receita alcançada no período foi de US$8,19 bilhões;
  • O valor representa um aumento de 3% em relação aos US$7,97 bilhões registrados no mesmo período de 2022. 
  • A Netflix espera ter pelo menos US$ 5 bilhões em fluxo de caixa livre para 2023 com “menores gastos com conteúdo” do que o previsto devido à greve dos roteiristas e atores de Hollywood.

A greve provavelmente afetará o lançamento de novos conteúdos. Seriados como Stranger Things, Big Mouth, Emily in Paris e The Sandman interromperam a produção.

Vale destacar que a Netflix também optou por encerrar o seu plano mais barato nos EUA, Reino Unido e Canadá, um movimento que indica que o serviço deve passar por mais mudanças em breve.

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Com informações do The Verge

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