O impacto da inteligência artificial generativa, que ganhou holofotes com a chegada do ChatGPT, da OpenAI, causou um boom tão grande em diferentes aspectos da vida social e profissional que hoje a maior preocupação de algumas pessoas não é perder o emprego para outros candidatos, mas para um robô.  

Pensando nisso, o Olhar Digital elaborou uma experiência para você testar suas percepções contra a IA. Será que ela realmente pode substituir o trabalho humano? Você sabe diferenciar o conteúdo de um para o outro? 

Leia mais! 

Abaixo você encontrará cinco tópicos com dois textos diferentes sobre o tema. Sua missão é identificar qual foi escrito por um humano e qual teve os “dedos” do ChatGPT. O gabarito segue no final desta nota (sem colar, ein). 

publicidade

Barbie 

  • Texto A: Barbie nem chegou aos cinemas e já está colecionando recordes. A Warner Bros. anunciou na terça-feira (18) que conquistou a maior pré-venda de ingressos da história do estúdio no Brasil. Com estreia agendada para esta quinta-feira (20), o live-action da boneca mais famosa do mundo já é considerado um fenômeno.
  • Texto B: O filme da Barbie está quebrando recordes mesmo antes de chegar aos cinemas. A Warner Bros. revelou que obteve a maior pré-venda de ingressos da história do estúdio no Brasil, e tudo isso antes da estreia marcada para esta quinta-feira (20). O live-action da boneca mais famosa do mundo já é considerado um verdadeiro fenômeno.

Copa do Mundo Feminina 2023 

  • Texto A: Dentro de algumas horas, o aguardado torneio do futebol feminino, a Copa do Mundo Feminina de 2023, começará em grande estilo no estádio Eden Park, em Auckland, Nova Zelândia. A emocionante cerimônia de abertura está programada para ocorrer nesta quinta-feira, dia 20 de julho.
  • Texto B: Dentro de poucas horas, o estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, será o cenário emocionante da cerimônia de abertura do torneio mais esperado do futebol feminino, A Copa do Mundo Feminina de 2023. O evento será realizado nesta quinta-feira, dia 20 de julho.

Twitter 

  • Texto A: O Twitter vem enfrentando um acúmulo de processos, recebendo sua segunda ação judicial em um único mês na terça-feira (18). O novo processo coletivo é movido por Chris Woodfield, ex-engenheiro sênior da empresa, que alega que a companhia é responsável por indenizações no valor de pelo menos US$ 500 milhões devido a demissões em massa ocorridas com a chegada de Elon Musk.
  • Texto B: Colecionando processos, o Twitter recebeu na terça-feira (18) sua segunda ação judicial apenas este mês. A demanda coletiva foi apresentada pelo ex-engenheiro sênior da empresa, Chris Woodfield, que alega que a companhia deve pelo menos US$ 500 milhões em indenizações após as demissões em massa realizadas com a chegada de Elon Musk. 

Filme submarino da OceanGate 

  • Texto A: Conhecido por dirigir um dos filmes mais famosos do mundo e ser um grande explorador do fundo do mar, James Cameron usou o Twitter no último sábado (15) para esclarecer alguns rumores sobre uma próxima produção: um filme sobre a tragédia do submarino da OceanGate, que implodiu com cinco pessoas durante uma expedição aos destroços do Titanic. 
  • Texto B: No último sábado (15), James Cameron, renomado cineasta conhecido por dirigir um dos filmes mais famosos de todos os tempos e por sua exploração em abismos marinhos, recorreu ao Twitter para dissipar rumores acerca de um futuro projeto: a produção de um filme sobre a trágica história do submarino da OceanGate, que sofreu uma implosão com cinco pessoas a bordo durante uma expedição aos destroços do Titanic.

Oppenheimer

  • Texto A: Conforme a data de lançamento de Oppenheimer se aproxima, mais informações intrigantes sobre o filme vão sendo divulgadas. Após Christopher Nolan, diretor do longa, mostrar esperanças de que a obra alcançará o Vale do Silício como um alerta, o cineasta apareceu em um vídeo promocional enfatizando a imensidão da experiência que os espectadores vivenciarão ao assistir ao filme nas salas IMAX.
  • Texto B: Com a estreia de Oppenheimer se aproximando, mais curiosidades sobre o filme vão sendo divulgadas. Após Christopher Nolan, diretor do longa, revelar que torce para a produção alcançar o Vale do Silício como um alerta, o cineasta apareceu em vídeo divulgando o tamanho (literalmente) da experiência que telespectadores terão ao assisti-lo em salas IMAX. 

O conteúdo gerado pela IA tem causado diversos debates. Com pontos positivos e negativos, a ferramenta pode tanto auxiliar em criatividade, contextualização e otimização de conteúdo, quanto prejudicar, visto sua tendência em gerar informações incorretas.  

Assim, a maior dúvida entre governos e especialistas quanto a tecnologia no geral é: como controlá-la sem impedir seu avanço, que alcança desde o campo do marketing e comunicação até a medicina diagnóstica e outros. 

Vale pontuar que o receio de muitos com a tecnologia é valido. Recentemente, por exemplo, uma empresa trocou quase 100% dos seus funcionários do SAC por IA e gerou bastante revolta na internet. Em março, o próprio ChatGPT também listou 80 profissões que podem sumir com a sua chegada.

Importante lembrar, claro, que as plataformas de IA estão sujeitas a erros e que na maioria das ferramentas lançadas o monitoramento humano ainda é exigido! 

Vamos aos resultados: confira abaixo o gabarito! 

Barbie 

  • Texto A: humano
  • Texto B: ChatGPT

Copa do Mundo Feminina 2023 

  • Texto A: ChatGPT
  • Texto B: humano

Twitter 

  • Texto A: ChatGPT
  • Texto B: humano

Filme submarino da OceanGate 

  • Texto A: humano
  • Texto B: ChatGPT

Oppenheimer

  • Texto A: ChatGPT
  • Texto B: humano

E aí, está afiado quanto aos conteúdos gerados por IA? Para te ajudar ainda mais, o Olhar Digital tem um tutorial específico sobre como identificar textos autorais e os criados por ferramentas como o ChatGPT (veja aqui) e outro ensinado como também detectar as famosas imagens em IA, que você confere aqui

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!