O Vision Pro, óculos de realidade mista da Apple, está previsto para 2024, mas, ao que tudo indica, o dispositivo vem enfrentando certa resistência de parte da indústria antes mesmo de chegar às lojas. Um exemplo é a Netflix, que não estaria planejando desenvolver um aplicativo nativo para o futuro aparelho.

É o que diz Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, em sua newsletter semanal. De acordo com Gurman, conhecido por constantemente adiantar lançamentos e informações de bastidores da Apple, a Netflix estaria planejando apenas disponibilizar uma versão do app para iPad no visor de realidade mista, em vez de desenvolver do zero uma versão própria que se aproveitaria das capacidades especiais do Vision Pro.

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Apps de iPad podem ser comuns no Vision Pro

Gurman diz ainda que esse deve ser um caminho comum: em vez de desenvolvedores em geral adaptarem seus apps para o sistema operacional do Vision Pro, eles simplesmente disponibilizariam a versão de iPad para o dispositivo. Ao que tudo indica, o app para tablets é perfeitamente compatível com o Vision Pro, com algumas poucas alterações.

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Para desenvolvedores pequenos, faz sentido esperar para ver o que o Vision Pro será de fato, já que estamos falando de um dispositivo que custará US$ 3.500 quando for lançado. Mas, a partir do momento em que uma empresa gigante como a Netflix não dá atenção especial ao aparelho, algumas questões sobre o futuro do Vision Pro começam a surgir.

De acordo com Gurman, a resistência da Netflix é apenas um exemplo das dificuldades que a Apple enfrentará para atrair grandes desenvolvedores para o Vision Pro. O jornalista lembra que o visor Quest, da Meta, também sofre para atrair desenvolvedores — e ele custa consideravelmente menos do que custará o aparelho da Apple.

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Primeiros aplicativos do Vision Pro
Vision Pro chega em 2024. Imagem: Apple / Divulgação

A ausência de um aplicativo nativo da Netflix também contrasta com a decisão de uma grande concorrente do cenário de streaming: a Disney disponibilizará o app do Disney Plus no Vision Pro, de acordo com informações divulgadas no evento de lançamento do aparelho. Microsoft e Zoom também já se comprometeram a dar suporte ao aparelho.

Preços no Vision Pro devem ser mais altos do que em outras plataformas

Gurman ainda sugere que os apps para o Vision Pro podem ser mais caros do que os disponibilizados no iPad — no caso de softwares pagos. O jornalista diz que não se surpreenderá se apps que custam US$ 1 na versão para iPad sejam lançados custando até US$ 20 em sua versão para o Vision Pro — e que aplicações profissionais podem chegar a custar US$ 250.

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Caso esses rumores se tornem realidade, é bastante provável que, ao menos nos primeiros anos, o Vision Pro não seja muito além de um aparelho para entusiastas — que seriam os únicos dispostos a pagar o preço alto tanto pelo aparelho quanto por alguns dos apps disponíveis para ele.

Via Bloomberg

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