A cada versão do iOS, a Apple tenta aprimorar as funções visando ajudar motoristas e passageiros de veículos.

As últimas funções muito úteis foram o modo “não perturbe” e a detecção de acidentes por força da colisão (e sugerindo chamar a emergência).

publicidade

Leia mais:

Pois agora, no novo iOS 17, a empresa da maçã pretende ajudar o proprietário a entender as famosas luzes que, por vezes, surgem no painel do veículo sem precisar ver o manual do automóvel.

publicidade

Visual Look Up

  • A função será batizada de Visual Look Up e terá integração à câmera do iPhone;
  • Ela sairá no iOS 17, que deve aparecer para todos os modelos de iPhone compatíveis e em versão final no mês de setembro;
  • Assinantes do Programa de Desenvolvedores da Apple já têm acesso à versão de testes do recurso;
  • O Programa custa US$ 99 anuais (R$ 468 na cotação atual).

Visual Look Up mostra o significado de todos os ícones do painel de instrumentos (Imagem: Reprodução/Chance Miller/9to5mac)

Usuários do Reddit que já testaram a ferramenta disseram que basta tirar uma foto do quadro de instrumentos, abri-la e selecionar a aba “informações”.

publicidade

Ali, aparecerá uma espécie de legenda com breve explicação sobre o significado de cada símbolo, além da presença de links que redirecionam o proprietário a páginas para mais informações sobre cada um.

publicidade
Recurso também vai ajudar com outras coisas e objetos (Imagem: Reprodução/Andrew Orr/Apple Insider)

Recurso vai além do carro

Engana-se, contudo, quem pensa que a novidade servirá apenas para os ícones dos carros. Vai dar também para descobrir a receita de um prato, informações adicionais sobre uma notícia (por meio de um print de tela dela, por exemplo), ou, ainda, a função de algum objeto.

E não será restrita a fotos, apenas. Se você filmar o que deseja conhecer mais, basta parar o vídeo no quadro desejado e tocar no ícone de informações.

O Google tem recurso similar por meio do Lens, mas ele não reconhece cada objeto de forma individual.

Com informações de Auto Esporte

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!