A Apple lançou hoje o seu novo serviço Emergency SOS, ou SOS de Emergência, que permite acessar redes de emergência via satélite em um iPhone 14 quando redes celulares ou Wi-Fi não estiverem disponíveis.

Telas do SOS de Emergência via satélite do iPhone 14
Telas do SOS de Emergência via satélite do iPhone 14 / Divulgação: Apple

Além disso, também será possível compartilhar a sua localização via satélite com sua família e amigos através do app Buscar. O serviço chega hoje somente aos Estados Unidos e Canadá, após um bom tempo de espera desde que foi anunciado.

Leia mais:

SOS de Emergência do iPhone 14 ainda não tem data para chegar ao Brasil

A partir do próximo mês, o recurso de SOS de emergência também estará disponível nos iPhones 14 da França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. Pelo menos até o momento, a Apple não confirmou a chegada dessa funcionalidade tão útil ao Brasil.

publicidade
Quando o iPhone não tiver rede disponível, iOS vai indicar o uso do SOS de Emergência via satélite
Quando não tiver rede disponível, iOS vai indicar o uso do SOS de Emergência / Divulgação: Apple

Previsto desde o ano passado para o iPhone 13, o recurso do SOS de Emergência via satélite acabou chegando em 2022, e foi um dos diferenciais da nova linha iPhone 14, que além do próprio, também conta com iPhone 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max.

O vice-presidente de marketing global da Apple, Greg Joswiak, falou sobre a novidade, que ele espera que “traga paz de espírito aos consumidores” da empresa.

“Alguns dos locais mais populares para viagens ficam fora dos caminhos mais trilhados e simplesmente não contam com cobertura celular. Com o SOS de Emergência via satélite, a linha iPhone 14 oferece uma ferramenta indispensável que pode ajudar os usuários a conseguirem ajuda quando estiverem fora da rede.”

Confira abaixo o comercial “The Rescue”, ou “O Resgate”, que a Apple criou para divulgar o novo serviço.

Como usar o recurso de SOS via satélite da Apple (nos EUA e Canadá)

Para usar o recurso, é preciso ter um dispositivo da linha iPhone 14 atualizado para o iOS 16.1 (ou superior), além de, é claro, morar em um dos países com cobertura, ou seja, EUA e Canadá por enquanto. Ao relatarem uma emergência, os usuários poderão fazer uma escolha de vários tipos de situações. São elas: problema no carro, pessoa passando mal ou lesionada, crime, se a pessoa está perdida ou presa, ou se o carro ou o local estão pegando fogo.

Nas próximas telas, é possível selecionar se o problema é com o próprio usuário, com outra pessoa ou com um grupo de pessoas. Além disso, o usuário também pode avisar se tem alguém ferido. Esse formulário foi feito em parceria com especialistas em emergência para uma avaliação rápida de cada situação. Alguns detalhes sobre a localização podem ser muito úteis para as equipes de atendimento.

A partir daí, é possível especificar qual a situação exata do usuário ou da pessoa em apuros, além do tipo de local e condição na qual será feito o resgate. Caso não seja um local comum, é possível avisar se o terreno é íngreme, se o local fica na água ou dentro de uma caverna.

Após preencher o formulário, a interface do app vai indicar ao usuário qual a melhor posição para obter o sinal via satélite e fazer o envio da primeira mensagem. Essa mensagem inicial também vai com o Medical ID, com as informações de saúde do usuário, caso ele tenha optado por isso. Ela também inclui as informações do questionário, a altitude do usuário e o nível de bateria do iPhone, um detalhe muito importante.

Como funciona o SOS de Emergência no iPhone 14

O sistema de acesso a redes de emergência via satélite da Apple funciona com uma combinação de hardware e software, que permitem ao iPhone 14 conectarem com frequências de satélites sem a necessidade de uma grande antena. 

A Apple desenvolveu uma ferramenta de compressão de textos para reduzir o tamanho médio de uma mensagem em 300% para tornar a experiência o mais rápida possível. Segundo a Apple, em boas condições de tempo, é possível enviar e receber mensagens em 15 segundos. A tecnologia também é compatível com os recursos de detecção de quedas e de colisões do iPhone e do Apple Watch.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!