Um golpe aplicado nos postos de combustível viralizou nas redes sociais. Um vídeo publicado mostra um cliente discutindo com um frentista de um posto localizado em um supermercado em Goiás. O motivo da confusão foi que a bomba de combustível era fantasma, ou seja, não estava funcionando.

Mas afinal, o que é uma bomba fantasma? É isso que o Olhar Digital explica a seguir.

publicidade

Leia mais:

O que é o golpe da bomba fantasma?

Imagem mostrando um carro sendo abastecidos
O golpe, consistem em simular um abastecimento de combustível. (Imagem: Pexels)

O golpe da bomba fantasma é um tipo de fraude que ocorre em postos de gasolina. Os fraudadores manipulam as bombas de combustível para que elas mostrem ao cliente que está abastecendo o seu carro normalmente, quando, na verdade, não está. Isso significa que o cliente paga pelo combustível, mas não recebe nada em troca.

publicidade

Os fraudadores podem usar diversos métodos para cometer o golpe da bomba fantasma. Um deles é usando uma ferramenta eletrônica que interrompe o fluxo do combustível. Outro método é utilizar um dispositivo que altera a leitura do contador de litros.

Identificando o golpe

Os fraudadores podem dificultar a detecção do golpe da bomba fantasma. Porém, existem algumas ações que os clientes podem fazer para se proteger. Uma delas, é verificar se a bomba de gasolina está funcionando corretamente antes de começar a abastecer. Outra alternativa, é verificar se o contador de litros está funcionando corretamente. Caso o cliente tenha alguma suspeita de que está sendo vítima de um golpe, deve fazer uma denúncia imediatamente contra o posto de gasolina para as autoridades responsáveis.

publicidade

O que fazer caso tenha sido vítima do golpe da bomba fantasma

A primeira medida, segundo os especialistas em segurança da Polícia Militar, é comunicar o ocorrido ao posto de gasolina. Além disso, é cabível que o consumidor exija um reembolso pelo combustível que não recebeu. É também de suma importância que a vítima registre um boletim de ocorrência no posto policial mais próximo. Isso ajudará durante a investigação do caso e a identificar os responsáveis pelo crime.

Outra dica é entrar em contato com o seu banco ou financeira. Assim como, solicitar o cancelamento imediato do cartão de crédito ou débito usado por você durante o fato acontecido. Além disso, fazer uma reclamação do Procom pode ajudar também na resolução do caso com o posto de gasolina.

publicidade

Resposta sobre o caso de Goiás

Os testes de litragem realizados pelo Procon para verificar a qualidade dos combustíveis foram positivos. No entanto, o Procon não conseguiu determinar se algum dispositivo eletrônico foi usado para alterar a quantidade de combustível efetivamente colocada no tanque, o que poderia gerar o efeito-fantasma no equipamento.

Como o Procon não tem autorização para abrir a bomba de gasolina, o caso foi encaminhado à Polícia Civil do estado de Goiás. A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) está investigando o caso, juntamente com outros postos de combustível na cidade que também foram denunciados pela prática.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!