5 motivos para NÃO usar a Netflix

Apesar da ser uma das plataformas de streaming mais populares, são vários os motivos para não usar Netflix, aqui estão 5
Por Ana Bondance, editado por Bruno Ignacio de Lima 26/07/2023 09h20, atualizada em 07/08/2023 12h21
Motivos para não usar Netflix via Freestocks/Unsplash
Netflix via Freestocks/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Netflix já foi, de longe, a plataforma de streaming mais popular por oferecer streaming ilimitado de todos os tipos de filmes, documentários e programas por uma pequena taxa mensal.

Porém, desde que ela começou a aumentar os custos da mensalidade, cancelar séries de sucesso e até mesmo limitar o compartilhamento de senhas, os usuários começaram a ficar insatisfeitos.

Leia também:

Apesar da grande variedade de filmes e série originais imperdíveis, que poderiam ser suficientes para convencer os interessados do contrário, aqui estão 5 motivos para não ter uma conta na Netflix:

Netflix
(Imagem: Daniel Avram / Shutterstock)

Os catálogos são limitados por região 

O número e a qualidade dos filmes, séries e documentários a que você tem acesso dependem de onde você mora. Cada país tem um catálogo de conteúdo diferente, e isso só pode ser evitado alterando a localização do seu IP com uma VPN.

Às vezes, a biblioteca deixa a desejar 

Os serviços de streaming adicionam novos programas e filmes com frequência, mas constantemente também removem muito conteúdo à medida que as licenças expiram. Com exceção das produções originais, a disponibilidade de títulos é muito inconsistente.

Outro problema é que o ponto forte da Netflix é fazer com que espectadores maratonem temporadas inteiras de séries. Isso significa que a plataforma é boa para se atualizar nos episódios antes da próxima temporada ir ao ar, mas isso significa que o conteúdo da Netflix muitas vezes está desatualizado em relação à produção.

Originais Netflix: Things via Charlesdeluvio/Unsplash
Originais Netflix: Things via Charlesdeluvio/Unsplash

O algoritmo também limita a experiência

Os serviços de streaming querem que você consuma o máximo possível de conteúdo, e usam da tecnologia para ajudar com esses objetivos. Eles rastreiam o que você assiste e usam esses dados para prever o que mais você pode vir a gostar.

O problema é que, nos últimos anos, a Netflix tem limitado a contribuição direta do usuário no sistema de avaliação, dando preferência para dados passivos. Muitas vezes isso acarreta em recomendações disfuncionais, como aqueles programas e filmes que são sugeridos várias vezes por conta de um filme semelhante que você começou a assistir na plataforma há dois anos e nem chegou a terminar.

Existem muitas outras alternativas

Ninguém precisa ter acesso a todos os serviços de streaming, e como há muitas opções – desde Amazon Prime Video, Disney e Star +, até HBO Max, MUBI e muitos outros – talvez a Netflix simplesmente não seja para você.

Plataformas de streaming via Oscar Nord/Unsplash
Plataformas de streaming via Oscar Nord/Unsplash

Antes de iniciar qualquer assinatura, é importante analisar as plataformas disponíveis e escolher aquela que funciona melhor com os seus interesses e orçamento.

Você sempre pode iniciar/cancelar uma conta

Se você já tiver uma conta, pense no quanto usou a Netflix nas últimas semanas. Talvez seu programa favorito tenha sido removido do catálogo, ou talvez você só esteja sem tempo. Por que não fazer uma pausa na assinatura? 

Um dos pontos positivos é que não existe taxa de encerramento ou abertura de conta. Além disso, assim como o cancelamento, a assinatura da Netflix é rápida e fácil – e o conteúdo original sempre vai estar disponível, esperando pelo seu interesse.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 

Ana Bondance
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Bondance, colaboradora do Olhar Digital, é tradutora formada pela UNIMEP e pós-graduanda em literatura infantil pela PUC Minas.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.