‘Desenrola’: Google e Facebook devem retirar anúncios falsos sob pena de multa

Empresas receberam multa diária de R$ 150 mil caso não cumpram a determinação; anúncios patrocinados de golpes envolvendo o programa aparecem nas redes sociais
Gabriel Sérvio26/07/2023 06h59
Ilustração de pessoa fazendo contas de suas finanças
shisu_ka/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta quarta-feira (26), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) determinou que Google e Facebook tirem do ar propagandas fraudulentas sobre o Desenrola Brasil, o programa de renegociação de dívidas do governo.

O Google e o Facebook terão 48 horas para remover os anúncios falsos. Caso a determinação publicada na edição do Diário Oficial da União de hoje não seja cumprida, as empresas podem receber multa diária de R$ 150 mil.

Leia mais:

A Senacon também solicitou que as empresas adotem novas medidas para evitar a veiculação de anúncios falsos e fraudulentos.

Segundo as informações do g1, o Ministério Público já estava investigando páginas falsas criadas para aplicar golpes desde a semana passada.

mostramos aqui no Olhar Digital como anúncios falsos redirecionam as vítimas prometendo descontos mirabolantes, atendimento falso pelo WhatsApp e até pagamentos por PIX para quitar as dívidas. A recomendação do governo para os interessados em participar do programa é sempre buscar diretamente o banco na qual a dívida está ativa e não confiar em terceiros.

O que é o programa Desenrola

  • O Programa Desenrola, criado com o intuito de renegociar dívidas de pessoas físicas, começou a valer a partir da segunda quinzena de julho.
  • Promessa de campanha do governo federal, o Desenrola quer criar um mutirão de renegociação de dívidas que pode beneficiar até 70 milhões de brasileiros.
  • O foco principal do Desenrola é retirar devedores dos cadastros de inadimplentes e retomar o potencial consumidor da população, o que deve gerar impactos diretos na economia. 

Saiba mais acessando o nosso guia completo sobre o programa.

Com informações do g1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.