Nesta quarta-feira (26), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) determinou que Google e Facebook tirem do ar propagandas fraudulentas sobre o Desenrola Brasil, o programa de renegociação de dívidas do governo.

O Google e o Facebook terão 48 horas para remover os anúncios falsos. Caso a determinação publicada na edição do Diário Oficial da União de hoje não seja cumprida, as empresas podem receber multa diária de R$ 150 mil.

Leia mais:

A Senacon também solicitou que as empresas adotem novas medidas para evitar a veiculação de anúncios falsos e fraudulentos.

publicidade

Segundo as informações do g1, o Ministério Público já estava investigando páginas falsas criadas para aplicar golpes desde a semana passada.

mostramos aqui no Olhar Digital como anúncios falsos redirecionam as vítimas prometendo descontos mirabolantes, atendimento falso pelo WhatsApp e até pagamentos por PIX para quitar as dívidas. A recomendação do governo para os interessados em participar do programa é sempre buscar diretamente o banco na qual a dívida está ativa e não confiar em terceiros.

O que é o programa Desenrola

  • O Programa Desenrola, criado com o intuito de renegociar dívidas de pessoas físicas, começou a valer a partir da segunda quinzena de julho.
  • Promessa de campanha do governo federal, o Desenrola quer criar um mutirão de renegociação de dívidas que pode beneficiar até 70 milhões de brasileiros.
  • O foco principal do Desenrola é retirar devedores dos cadastros de inadimplentes e retomar o potencial consumidor da população, o que deve gerar impactos diretos na economia. 

Saiba mais acessando o nosso guia completo sobre o programa.

Com informações do g1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!