Cientistas chineses começaram a cavar um buraco de 10 km com direção ao centro da Terra. Esse é o mais profundo já tentado.

Ao cavar por dez camadas de rocha, a equipe espera alcançar rochas do período Cretáceo, camada pertencente ao Sistema Cretáceo, datado de 145 milhões de anos.

Leia mais:

O projeto

  • O projeto pode identificar recurso minerais, bem como ajudar na análise de riscos ambientais, como terremotos e erupções vulcânicas;
  • O buraco não será o mais profundo feito pelo homem. O título pertence ao Kola Superdeep Borehole, na Península Kola, na Rússia, chegando a 11,03 km.

publicidade

A equipe descobriu que as rochas nas profundezas da Terra eram muito mais úmidas do que esperavam. Antes de o poço ser encontrado, os cientistas pensavam que a água não permearia a rocha tão profundamente.

Eles também esperavam encontrar camada de basalto sob o granito do continente. Em vez disso, eles descobriram que sob o granito ígneo havia granito metamórfico.

Como a crosta continental era de granito até o fundo, isso era evidência de placas tectônicas, teoria que só recentemente começou a ser aceita quando começaram a cavar o poço.

Escavar a Terra nem sempre é tão tranquilo. Uma equipe americana na década de 1960 alcançou 183 metros abaixo do fundo do mar, passando por 13 metros de basalto na camada superior da crosta oceânica antes de o projeto ser cancelado por má administração e problemas financeiros. Com esses problemas de lado, a tarefa ainda é um grande empreendimento.

A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos.

Sun Jinsheng, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia, à agência de notícias estatal chinesa Xinhua

Apesar da empolgação, há incertezas quanto ao experimento. A crosta terrestre é variável. Em média, tem cerca de 30 km de espessura, embora sob cadeias de montanhas possa atingir até 100 km.

Com informações de IFL Science

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!