Deixe de lado sua agenda, bloco de notas ou Excel! Se você deseja organizar e classificar seus filmes eficientemente, saiba que existe um serviço online perfeito para essa finalidade, conhecido como Letterboxd. Esse serviço oferece uma variedade de recursos e funcionalidades, tornando o processo de catalogar filmes muito mais prático e completo.

Leia mais:

publicidade

O que é o Letterboxd?

O Letterboxd é uma plataforma online feita especialmente para os apaixonados por filmes. Ela oferece aos usuários a oportunidade de explorar, classificar, escrever resenhas e compartilhar suas experiências cinematográficas.

O serviço opera como uma espécie de rede social para cinéfilos, críticos de cinema ou qualquer pessoa que goste de assistir filmes com alguma frequência, possibilitando a interação e compartilhamento de opiniões sobre as produções entre os usuários. O Letterboxd conquistou rapidamente destaque como uma das principais comunidades virtuais para entusiastas da sétima arte. 

publicidade
Tela inicial do Letterboxd (reprodução)

Em 2011, Matthew Buchanan e Karl von Randow fundaram o serviço, que é mantido por uma equipe sediada em Auckland, Nova Zelândia. O site fornece todos os detalhes e informações sobre os filmes presentes nele através do The Movie Database (TMDB), um banco de dados de código aberto.

Como acessar o Letterboxd?

Você pode acessar o Letterboxd por meio do site oficial ”Letterboxd • Social film discovery.”. Além disso, os usuários têm a opção de utilizar o aplicativo móvel disponível para dispositivos iOS e Android, o que possibilita acessar a plataforma em smartphones e tablets de forma conveniente.

publicidade
Apps disponíveis para usar o Letterboxd (reprodução)

Registro e acompanhamento de filmes

Os usuários têm a possibilidade de criar suas próprias contas e começar a registrar os filmes que assistem. Para fazer isso, basta pesquisar o filme que foi assistido usando a barra de busca e, em seguida, clicar na opção “Review or log…” (“Avaliar ou Registrar”) na página específica do título. 

Ao registrar um filme assistido, o usuário pode classificá-lo como uma nota que vai de 0,5 a 5 estrelas, com intervalos de 0,5 estrelas. Além disso, é possível informar a data exata em que o filme foi assistido. Esses registros são organizados automaticamente na seção “Diário”, agrupados por ano. 

publicidade

Além das avaliações, os usuários também têm a possibilidade de escrever resenhas detalhadas sobre os filmes assistidos, permitindo que compartilhem suas opiniões e pensamentos com outros membros da comunidade. 

Outra funcionalidade oferecida é a opção de adicionar filmes a uma “Watchlist”, permitindo que os usuários mantenham uma lista dos filmes que desejam assistir no futuro.

Listas personalizadas

Os usuários têm a opção de criar listas de filmes baseadas em diferentes temáticas e critérios, como “Meus filmes favoritos”, “Melhores filmes dos anos 90”, “Top filmes do diretor X” e muitos outros.

Tela de listas da comunidade do Letterboxd (reprodução)

Interação social

A interação social é um dos principais destaques do Letterboxd, permitindo que os usuários sigam outros cinéfilos, amigos e críticos para acompanhar suas atividades na plataforma. É possível curtir e comentar em suas análises. O feed de atividades exibe atualizações sobre os filmes que eles avaliaram, revisaram ou listas que criaram. 

A dimensão social é extremamente atrativa no Letterboxd, pois possibilita discussões animadas e a oportunidade de interagir com pessoas que compartilham interesses cinematográficos similares. Essas interações entre os membros da comunidade são valiosas para descobrir novos filmes, obras menos conhecidas ou até mesmo reavaliar filmes que são frequentemente subestimados.

Navegação

A navegação no Letterboxd é bem fácil e intuitiva. Nela o usuário pode explorar filmes por gênero, diretor, atores e muito mais. Também é possível ver listas populares e tendências do momento.

Você pode navegar por anos, notas da comunidade, popularidade do filme e outras opções / Crédito: (reprodução)

Planos de assinatura

O Letterboxd oferece diferentes planos de assinatura, incluindo uma versão gratuita com recursos limitados e planos pagos que desbloqueiam funcionalidades adicionais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!