Os anos passam e alguns carros naturalmente ficam pelo caminho, seja para ganhar uma versão mais moderna ou pela baixa demanda. A chegada do segundo semestre normalmente marca o início da despedida para alguns modelos.

O ano passado, por exemplo, ficou marcado pelo fim da linha de um dos modelos mais populares do Brasil, o Volkswagen Gol. Por enquanto, a lista oficial para 2023 é mais modesta e conta apenas com sete modelos até aqui.

publicidade

Leia mais:

Carros que se despedem em 2023

A Chevrolet é a montadora com mais carros aposentados até julho, serão quatro, incluindo dois elétricos que estearam faz pouco tempo. A Renault também aparece na lista junto da sul-coreana Kia e da marca de esportivos de luxo Jaguar.

publicidade

Chevrolet Cruze 

  • As mudanças na linha Chevrolet começam pelo fim do Cruze. 
  • As versões hatch e sedan terão a produção encerrada na planta de Rosário, na Argentina, onde o carro era fabricado desde 2016.
  • O modelo mais barato do Cruze sedan parte atualmente de R$ 149.390. Já o hatch é vendido apenas na versão RS por R$ 168.990.
  • O motor nos dois é o 1.4 turbo de 153 cavalos com câmbio o automático de seis marchas. 
Hatch Cruze RS e sedan Cruze Midnight que estão estreando no Brasil
Hatch Cruze RS e sedan Cruze Midnight. Imagem: Divulgação/Chevrolet

Chevrolet Bolt 

  • Os elétricos Bolt e Bolt EUV também estão com os dias contados no Brasil.
  • O hatch estreou por aqui em agosto do ano passado por R$ 329 mil.
  • Já a versão SUV chegou menos cara há pouco mais de dois meses por R$ 279 mil. Apenas um lote de 200 unidades será vendido por aqui.
  • A dupla utiliza o mesmo motor elétrico de 203 cavalos e 36,7 kgfm de torque instantâneo. Já a autonomia é de 390 km para o Bolt e 377 km para o Bolt EUV, segundo o Inmetro.
  • Vale destacar que os modelos terão produção encerrada até nos Estados Unidos, mas voltam em nova versão com a plataforma Ultium da GM, baterias de longo alcance e upgrades na “acessibilidade e tecnologia”.
Chevrolet Bolt EUV. Imagem: Divulgação/Chevrolet

Kia Cerato

  • A Kia deixará de vender o Cerato no mercado nacional por baixa demanda. 
  • No primeiro semestre, apenas 14 exemplares do carro foram vendidos.
  • A marca sul-coreana ainda estuda se vai trazer a nova geração do sedan de volta ao Brasil em 2024.
  • O modelo mais atual passou por mudanças no visual em 2021 e conta com motor 1.6 turbo.
Nova versão do Kia Cerato continua viva no mercado asiático. Imagem: Divulgação/Kia

Renault Captur

  • O SUV Renault Captur também se despede em breve por baixa demanda no Brasil.
  • O modelo foi um dos prejudicados pela guerra na Ucrânia. Vários componentes eram importados da Rússia, onde a marca francesa confirmou o fim das operações.
  • A decisão impactou diretamente no futuro do Captur no Brasil, produzido em São José dos Pinhais (PR).
Modelo também perdeu espaço e não aparece nem entre os 40 SUVs mais populares do país, com menos de 514 emplacamentos de janeiro a junho de 2023. Imagem: Divulgação/Renault

Jaguar F-Type

  • O último da lista é um esportivo britânico. O Jaguar F-Type sairá de linha após onze anos de estrada com edição especial de despedida.
  • O Brasil receberá 12 unidades do modelo que celebra os 75 anos da marca nos próximos meses.
  • O F-Type 75 Years será vendido por R$ 612.977.
  • A configuração especial tem carroceria cabriolet e motor 2.0 turbo de 300 cv.
  • O fim do F-Type faz parte dos planos da marca de lançar mais carros eletrificados.
Imagem: Divulgaçao/Jaguar

Com informações do Autoesporte

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!