Ali Ghodsi é o cofundador e CEO da Databricks, empresa de tecnologia de São Francisco (EUA) que aluga, para outras companhias, análise, IA e outros softwares baseados em nuvem.
Ele também gasta várias horas por dia em seu telefone. Ghodsi compartilhou seus números durante o uso do smartphone com o The Wall Street Journal para termos uma ideia do quanto de tempo ele opera a cada dia.
Leia mais:
- TikTok: como usar o filtro que te “envelhece”
- Por que os preços de smartphones e tablets são tão altos no Brasil?
- Cofundador da OceanGate quer habitar Vênus até 2050

Confira os principais apps usados por Ghodsi abaixo:
- Mensagens: 5h01 semanalmente
- Ghodsi admite que ele sempre está com seu telefone. O único momento no qual ele se desliga é quando está dormindo. “Mantenho meu telefone perto da minha cama”, afirma;
- Ele tenta acordar às 5h todos os dias, e a primeira coisa que faz é ligar seu telefone. Ele checa seus e-mails e textos antes de qualquer outra coisa: “Minha primeira passagem é na cama, meio dormindo.”
- Safari: 3h16
- Ghodsi usa o Safari como seu navegador em seu iPhone para ler o Hacker News e para usar o ChatGPT. “Uso o ChatGPT para resumir artigos, sobretudo”, conta. “Peço a ele para resumir em um parágrafo. Se é interessante, peço para resumir em quatro parágrafos. Também o uso para me ajudar a escrever memorandos e e-mails.”
- Gmail: 2h58
- “Sou um cara que deixa a caixa de entrada zerada. Recebo entre 500 e 600 e-mails por dia e, todos os dias, gosto de ir para a cama com minha caixa de entrada sem nenhum e-mail.”
- Slack: 2h01
- “Uso bastante meu e-mail. Se algo é importante e você quer que eu pense bem e dê uma resposta moderada, faça isso por e-mail”, ele diz. “Se tem muita embromação ou de fofoca, envie pelo Slack”;
- Mas, para mensagens verdadeiramente urgentes, ele fala para as pessoas enviarem pelo Signal, o app de mensagens encriptadas rival de WhatsApp e Telegram.
- Spotify: 54 minutos
- Ghodsi conta que ele ouve podcasts no Spotify todas as manhãs, incluindo os do The Wall Street Journal, The Economist e pelo cientista da computação Lex Fridman. Ele também ouve rádio, mais especificamente ao Morning Edition da rádio NPR.
- Nest: 45 minutos
- Se ele está na estrada, ou mesmo trabalhando em seu escritório, Ghodsi pode logar no Nest e checar se seus dois filhos estão dormindo em suas camas, ou brincando na sala de estar;
- Ele tem câmeras Nest ao redor da casa e, de tempos em tempos, ele checa o que eles estão fazendo enquanto estão fora, mas ele costuma enviar um “olá” a eles pelo app.
- Telefone: 43 minutos
- O CEO também usa seu telefone para fazer chamadas telefônicas. “Gosto de ligar para os empregados”, afirma, cuja companhia emprega cerca de 5,5 mil pessoas;
- “Se tenho espaço em minha agenda entre encontros, ligarei para meus empregados. Quando as empresas crescem, tendem a ter reuniões de preparação antes que as equipes se encontrem com o CEO e, então, as informações obtidas são bem filtradas. Prefiro longe o bastante no organograma para ligar diretamente para a pessoa.”
- Outros apps favoritos
- Outros principais aplicativos de Ghodsi, utilizados por ele todos os dias, são LinkedIn, WhatsApp, Fotos e Uber.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!