Leão, tigre, águia, tubarão? Qual o maior predador da Terra? Um estudo inédito contou com a participação de um pesquisador brasileiro para analisar o maior banco de dados do mundo sobre conservação de espécies e responder essa pergunta. Spoiler: não é nenhum dos citados na primeira linha.

O maior predador da Terra é….

• Onze pesquisadores de quatro países analisaram a interação do homem e de 19 dos maiores predadores do mundo com 47 mil espécies de vertebrados.
  • Eles descobriram que não existe no nosso planeta espécie mais voraz que o homem.
  • Nós somos responsáveis pela preda de quase um terço do total de animais analisados, o que representa 15 mil espécies.

Mesmo nicho foi levado em consideração

• Os pesquisadores criaram um ranking para analisar os resultados e encontrar o maior predador do mundo..
  • A Coruja Águia, por exemplo, é encontrada no Ártico e consome 552 espécies em seu habitat natural.
  • Já o homem, nesse mesmo nicho, preda quase seis vezes mais, 3007 espécies, e ainda disputa 65% das mesmas presas da Coruja Águia.
  • Quando comparado à onça, a diferença chega a 300 vezes.
  • Enquanto o animal consome nove espécies de vertebrados, o homem explora 2.707 no mesmo nicho.
  • “Nesse caso, o homem preda 100% das presas da onça pintada. Ou seja, competimos com ela pelas mesmas presas”, diz Mauro Galetti, pesquisador brasileiro no estudo e professor de Biodiversidade da Unesp. “

Veja outros exemplos:

• Leão: homem preda 80 vezes mais
  • Orca: homem preda 86 vezes mais
  • Leopardo: homem preda 94 vezes mais
  • Lobo Cinza: homem preda 108 vezes mais
  • Tubarão Branco: homem preda 113 vezes mais

Homem: predador com diversos fins

• O estudo ainda aponta que as pessoas exploram 43% das espécies marinhas, principalmente peixes.
  • Aparecem na sequência os peixes de água doce, com 35%, e os animais terrestres, 26%.
  • 55% dessas espécies exploradas são mortas para alimentação, enquanto a caça esportiva atinge 8%.
  • O restante vira matéria-prima para remédios, venenos, roupas e ração animal, dizem os pesquisadores.
  • A captura de animais para outros fins além da alimentação foi incluída por considerar que o processo de predação é o mesmo, com a detecção e captura da presa.

Tecnologia humana

• Um dos diferenciais do homem é o nicho predatório, o maior desde o nosso surgimento na Terra.
  • A pesquisa destaca que as “habilidades cognitivas e cooperativas de caça sem paralelo entre os predadores permitiram o desenvolvimento de tecnologia sofisticada, desde projéteis feitos de pedra até veículos movidos a combustível fóssil equipados com equipamentos sensíveis à detecção de presas”.
  • Também aponta que a voracidade humana já ameaça a extinção de 39% dos vertebrados que explora, o que pode afetar todo o ecossistema.
  • “São os animais que plantam sementes, controlam pragas, polinizam flores, movem esporos de fungos que ajudam as plantas”, explica o professor.
  • Por isso, é cada vez maior a importância de ações de preservação de algumas espécies, finaliza o estudo.

Com informações de UOL.