Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes do Instituto Federal Farroupilha de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Confiram:

Os Pilares da Criação como você nunca viu

[ Créditos: Raio-X: Chandra: NASA/CXC/SAO, XMM: ESA/XMM-Newton; Infravermelho: JWST: NASA/ESA/CSA/STScI, Spitzer: NASA/JPL/CalTech; Visível: Hubble: NASA/ESA/STScI, ESO; Processamento de imagem: L. Frattare, J. Major, N. Wolk, and K. Arcand ]

Diego Bernardi Stamborovski, aluno do 1° ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, escolheu essa fantástica imagem do coração da Nebulosa da Águia, apelidada pelos astrônomos de “Pilares da Criação”. A imagem é uma fabulosa composição de imagens de alguns dos mais importantes telescópios terrestres e espaciais, unindo o que cada um tem de melhor. O Hubble, no espaço, e o VLT, no Deserto do Atacama, forneceram a parte visível do espectro eletromagnético. Os telescópios espaciais Spitzer e o James Webb, entraram com as imagens em infravermelho, que nos permite enxergar as estrelas em formação dentro das nuvens de poeira cósmica da nebulosa. Já o Chandra e o XMM, ambos no espaço, complementaram a imagem com uma visão das emissões de Raios-X de estrelas mais energéticas que podem ser recém-formadas de pouca massa ou mais velhas e massivas.

Original em: https://apod.nasa.gov/apod/image/2307/EagleStars_NASA_960.jpg

O céu em torno da estrela V960 Mon

[ Créditos: ESO/Digitized Sky Survey 2. Acknowledgement: Davide De Martin ]

Lisiane Vieira da Silva, aluna do 8° semestre do curso superior de Licenciatura em Computação, escolheu essa belíssima e profunda imagem do céu em torno da estrela V960 Mon. Localizada a cerca de 5.000 anos-luz de distância da Terra, na direção da Constelação do Unicórnio, V960 Mon foi recentemente alvo de uma descoberta impressionante. Pela primeira vez na história, cientistas foram capazes de registrar a formação de aglomerados na órbita da estrela, com potencial para dar origem a planetas gigantes gasosos. O flagra foi obtido durante um estudo, liderado por astrônomos do Chile, que analisou o entorno da estrela V960 Mon com base nas observações combinadas do Very Large Telescope (VLT) e do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA).

Original em: https://cdn.eso.org/images/large/eso2312f.jpg

Quem escolheu

Tanto a Lisi quanto o Diego são colaboradores das ações de divulgação científica do Bate-Papo Astronômico e do Clube de Astronomia do Campus de Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha no Rio Grande do Sul. Essas ações envolvem desde a promoção de atividades internas até a observação pública com telescópios no Campus e em eventos da região. Recentemente, os alunos do Instituto foram contemplados com uma estação de monitoramento de meteoros ligada à BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) e um “Espaço Maker”, um novo laboratório que conta com cortadora a laser e impressora 3D. Os equipamentos poderão ser utilizados para desenvolver novos instrumentos astronômicos e modelos educativos entre outras coisas.

[ Estudantes do Clube de Astronomia em atividade pública durante a Fenamilho – Foto: Karlise Soares ]