Carteiros em todo o Brasil começarão a utilizar bicicletas elétricas para realizar entregas a partir de agosto deste ano. Os Correios adquiriram um lote de 762 e-bikes do modelo long tail, que serão destinadas inicialmente aos trechos com maiores distâncias percorridas diariamente pelos profissionais.

Essa iniciativa faz parte dos esforços da empresa em investir em novas tecnologias visando melhorar a eficiência das entregas.

publicidade

Leia mais:

A substituição das bicicletas convencionais pelas elétricas será estendida a todos os estados brasileiros onde os carteiros utilizam o meio de transporte atualmente. Com o projeto em curso, espera-se adquirir 1,5 mil bicicletas elétricas até o final de 2024, com um investimento estimado em até R$ 27,5 milhões.

publicidade
correios
Imagem: Correios / Divulgação

O processo de implementação das e-bikes teve início antes mesmo da pandemia, quando a Aliança Bike e o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABMOB/UFRJ) realizaram estudos em Praia Grande (SP) para testar a eficiência dos modelos elétricos nas operações dos Correios.

De acordo com Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike, a etapa de testes foi essencial para identificar o modelo mais adequado, visando a redução do esforço dos carteiros durante suas jornadas de trabalho. As bicicletas elétricas do tipo long tail mostraram-se altamente funcionais e eficientes, superando motocicletas em mais de 80% das áreas de entrega.

publicidade
  • Os benefícios da adoção das e-bikes se estendem a toda a cadeia.
  • Além da agilidade proporcionada, com uma média de velocidade de 20 km/h, as correspondências chegarão mais rapidamente aos destinatários.
  • Adicionalmente, os carteiros terão de pedalar menos em trajetos de longa distância, uma vez que, atualmente, percorrem em média 16 km em um único dia.
  • As bicicletas elétricas também são fáceis de estacionar e contribuem para a redução do impacto ambiental, pois utilizam energia limpa, não emitindo gases poluentes na atmosfera.
  • Sua autonomia é de 30 a 50 quilômetros, com a duração de uma recarga completa da bateria em cerca de sete horas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!