Desde 1975 fazendo parte da história da evolução tecnológica, a Microsoft conseguiu revolucionar o mercado de computadores pessoais. Tornando esses equipamentos cada vez mais necessários no dia a dia das pessoas. Mas, afinal, quem fundou a Microsoft? Há muitas coisas na história dessa empresa que diversas pessoas desconhecem.

Leia mais:

Quem são os fundadores da Microsoft?

Imagem mostrando Paul e Bill
Paul Allen (à esquerda) e Bill Gates (à direita) (Imagem: Microsoft)

A Microsoft foi fundada em 4 de abril de 1975 por Bill Gates e Paul Allen em Albuquerque, Novo México, EUA. Gates e Allen se conheceram enquanto estavam na Universidade de Harvard e dividiam uma paixão por computadores.  No mesmo ano, eles decidiram criar a Microsoft para comercializar seu software.

O primeiro produto da Microsoft foi o Altair BASIC, um interpretador de linguagem BASIC para o computador Altair 8800. O equipamento, era um computador de primeira geração muito popular entre os entusiastas de tecnologia. O Altair BASIC, foi um sucesso e auxiliou a Microsoft a se estabelecer como uma empresa de software líder.

publicidade

A evolução da empresa

Com o passar do tempo, a Microsoft desenvolveu uma série de outros produtos populares, incluindo o MS-DOS, o Windows e o Office. O MS-DOS foi o primeiro sistema operacional de código fechado para computadores pessoais. O Windows foi o primeiro sistema operacional gráfico para computadores pessoais e o Office é um pacote de software de escritório que incluía, de início apenas, o Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint.

A Microsoft, cresceu rapidamente, e se tornou uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A empresa, tem mais de 100.000 funcionários e opera em mais de 100 países. A Big Tech, é uma das empresas mais valiosas do mundo, com um grande impacto na indústria da tecnologia mesmo atualmente.

É importante frisar que atualmente a seda da Microsoft se localiza em Redmond, Washington, Estados Unidos. O campus é um dos maiores do mundo, sendo conhecido por sua arquitetura moderna e atmosfera de trabalho descontraída.

Monopólio e espionagem VS Microsoft

Em 1998, o governo dos EUA acusou a Microsoft de práticas monopolistas. O tribunal decidiu, em 2001, que a empresa deveria pagar uma multa de US$ 2 bilhões.

Dez anos depois, a Microsoft, volta a sofrer acusações. No entanto, dessa vez a questão foi ligada à prática de espionagem. A empresa foi acusada de coletar dados de usuários sem o devido consentimento. A Microsoft, negou o fato, mas o caso ainda segue em andamento e com segredo de justiça.

Imagem mostrando o Campus da Microsoft
O Campos da Microsoft, é um dos maiores do mundo. (Imagem: Microsoft)

Vale lembrar, que a história só veio ao conhecimento da grande mídia, por conta dos documentos divulgados por Edward Snowden e publicados em 2013 pelo jornal The Guardian.

Uma Microsoft do futuro

Apesar das controvérsias, a Microsoft continua sendo uma das Big Techs mais bem-sucedidas do mundo. A empresa está constantemente inovando e desenvolvendo novos produtos. Com sucessos mercadológicos, como a linha de consoles Xbox, o sistema operacional Windows, o pacote de ferramentas de trabalho Office 365 e o mais recente lançamento Copilot, que une praticidade e inteligência virtual.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!