Deixar o carro na garagem e andar pela cidade em uma bike ou scooter elétrica virou febre na Europa. A prática é tão popular que gerou uma avalanche de modelos para todos os gostos, desde os mais discretos até designs extravagantes.

O mais novo membro da turma é um triciclo elétrico nostálgico criado pela Lámpago, uma empresa com sede na Turquia.

publicidade

Leia mais:

Como é o triciclo elétrico

O modelo leva o mesmo nome da empresa (que significa relâmpago em espanhol) e deve atrair os fãs de motocicletas da Vespa, a icônica marca italiana de luxo de scooters e ciclomotores. Segundo a fabricante, o veículo inovador é uma alternativa “chique e estilosa” para se locomover na cidade. 

publicidade
  • A velocidade máxima é limitada a 45 km/h (ou 28 mph). Já a capacidade total de carga é de 200 kg.
  • O Lámpago é alimentado por uma bateria de lítio de 60 V e 30 Ah.
  • O alcance estimado é de até 70 km por carga, segundo a fabricante.
  • O veículo leva 3 horas na tomada para carregar.
  • Por enquanto, ainda não foi revelado qual é o motor usado pelo triciclo, mas já foi divulgado que se trata de um trem de força de 1.000 watts.
  • As três rodas são de 10 polegadas e a “motinha” para com freios a tambor dianteiros e traseiros.
O Lámpago é o novo triciclo elétrico para dois retrô e encantador
O Lámpago parece uma Vespa mesclada com um sidecar traseiro — aquele compartimento que leva um carona na lateral da moto. Imagem: Divulgação

A carroceria “redondinha” em formato de ovo é pensada para melhorar a aerodinâmica. A porta lateral permite acessar os dois assentos com encosto para a cabeça posicionados um na frente do outro.

A falta de um teto acima dos ocupantes classifica o veículo como um ciclomotor elétrico e depende do uso obrigatório de capacete para rodar. Imagem: Divulgação

Precisa de habilitação?

O modelo se enquadra na categoria de dispositivo de mobilidade pessoal na Europa, por isso não necessita de habilitação de moto para circular no Velho Continente, mas sim de uma licença de classe AM ou A1 (para motociclos de cilindrada não superior a 125 cm³).

publicidade

Lançamento

O Lámpago é o novo triciclo elétrico para dois retrô e encantador
Imagem: Divulgação

Até o momento, a Lámpago não revelou nenhuma informação sobre preços e disponibilidade do charmoso veículo elétrico de três rodas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!