Um grupo de pesquisadores encontrou recentemente o fóssil de um verme marinho que data de cerca de 500 milhões de anos. A descoberta foi feita em Utah, nos Estados Unidos, e foi batizada em homenagem à famosa saga de livros Duna.

Os romances do século 20, e agora mais recentemente filmes, são ambientados em Arrakis, um mundo coberto por dunas onde é possível encontrar uma estimada especiaria e vermes gigantes que podem atingir centenas de metros de comprimento, os Shai-Hulud. A nova descoberta foi nomeada como Shaihuludia shurikeni, o gênero inspirado nos vermes fictícios e a espécie na estrela de lançamento japonesa shuriken, isso por causa de cerdas parecidas com lâminas, comuns em alguns anelídeos.

Diferente dos vermes fictícios, o espécime possui apenas alguns centímetros de comprimento, cerca de 7 a 8 cm, e vivia pelos oceanos da Terra do período Cambriano (de 541 milhões a 485,4 milhões de anos atrás).

Fóssil do verme

O fóssil foi desenterrado em Spence Shale, uma formação geológica na fronteira entre o norte de Utah e o sul de Idaho, onde desde 1900 já foram descobertas cerca de 90 espécies de trilobitas do Cambriano e fósseis de corpo mole. Ele estava em uma rocha e as marcações deixadas pelas cerdas em forma de lâmina foram confundidas com formações de crescimento mineral.

Para descobrir se os desenhos eram partes do verme ou da rocha, o fóssil foi analisado com um microscópio eletrônico de varredura para que fosse obtida uma imagem detalhada da superfície. A análise acabou revelando uma nova espécie de anelídeo descrita em um artigo recentemente publicado na revista Historical Biology.

Esta descoberta nos leva a pensar sobre o tempo profundo. É muito legal pensar em nosso planeta como um registro da história e todos os diferentes ambientes que aconteceram ao longo de bilhões de anos, todos no mesmo terreno em que pisamos. Tivemos mundos alienígenas sob nossos pés.

Rhiannon LaVine, em comunicado