Pesquisadores italianos encontraram recentemente três vulcões subaquáticos próximo à costa da Sicília, na Itália. A descoberta se junta a pelo menos outros nove encontrados na região.

Os vulcões foram encontrados durante uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Oceanografia e Geofísica Experimental (OGS), da Itália, entre os dias 16 de julho e 5 de agosto. Eles estão localizados no Canal da Sicília, uma faixa do Mar Mediterrâneo que separa a ilha do norte da África e já é conhecida por abrigar outras formações vulcânicas, segundo a AFP.

publicidade

Descobrimos seis vulcões em 2019, além dos três que acabamos de descobrir, mas já havia outros cinco ou seis classificados. São uns quinze vulcões submarinos.

Emanuele Lodolo, especialista do OGS, em resposta a AFP

De acordo com comunicado do OGS, os vulcões recém descobertos possuem pelo menos 6 quilômetros de largura e se estendem a cerca de 150 metros do fundo do mar. Eles estão localizados entre 100 a 400 metros de profundidade e o mais próximo se encontra a 7 quilômetros da costa siciliana.

Leia mais:

publicidade

Achados subaquáticos na pesquisa

Os pesquisadores não sabem dizer se os vulcões continuam ativos e apresentam um risco para a população, mas amostras de rochas coletadas poderão responder essa questão. Após analisadas, elas também ajudarão a reconstruir a história geológica do Mediterrâneo.

Além dos vulcões, a expedição da OGS também encontrou um navio naufragado não identificado, que possui centenas de metros de comprimento e cerca de 17 metros de largura. Ele está localizado a 110 metros de profundidade entre a Ilha da Sicília e a ilhota vulcânica de Linosa.

publicidade

Ao todo, a Itália conta com cerca de 70 vulcões, sendo a maioria deles subaquáticos, localizados entre a Toscana e a Sicília e no canal da Sicília.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!