Ford vende fábrica Camaçari para o governo da Bahia

Com a venda da fábrica de Camaçari, a BYD, que oficializou a compra da instalação, terá que negociar com o governo baiano
Por William Schendes, editado por Lucas Soares 14/08/2023 12h43, atualizada em 14/08/2023 12h44
Ford
(Imagem: The Bold Bureau / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após a BYD oficializar que compraria a fábrica de Camaçari, a Ford vendeu a instalação para o governo da Bahia. Agora, a montadora popular por seus veículos elétricos terá que negociar a aquisição com o governo do estado.

Como informa o comunicado de imprensa, o acordo tem objetivo de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, além de gerar valor ao estado e população baiana.

Leia mais:

Compra da fábrica de Camaçari pela BYD

  • Em março, a BYD anunciou que compraria a última fábrica da Ford no Brasil, Polo Automotivo de Camaçari, na Bahia;
  • Com a aquisição do polo, a BYD planeja a construção de três unidades dentro do complexo;
  • Ao todo o investimento custará cerca de R$3 bilhões para a BYD;
  • As unidades serão responsáveis por fabricar unidades de automóveis, caminhões e chassi de ônibus e processamento de lítio e ferro fosfato;
  • A empresa informa que a capacidade estimada será de 150 mil veículos por ano, incluindo SUVs, picapes e modelos elétricos ou híbridos;
  • Até o momento, a BYD anunciou ao menos 7 modelos de elétricos e híbridos que serão produzidos nas fábricas.

O comunicado não revela o valor do acordo, ou seja, quanto a Ford receberá do governo da Bahia.

Em nota, o governo da Bahia disse que o acordo não afetará os 1.500 engenheiros e especialistas que atualmente trabalham na fábrica. 

Mais do que atrair um grande fabricante de automóveis, no caso da BYD a Bahia conquista a vantagem de sediar um empreendimento voltado para a solução tecnológica, já que os veículos elétricos, especialidade da empresa, têm agregado uma série de inovações nos últimos anos e devem continuar evoluindo.

Nota do governo da Bahia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: