Tempestade supercélula rara é registrada na China; veja

A tempestade supercélula se junta as outros diversos eventos climáticos que estão assolando a China recentemente
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 14/08/2023 16h55
Tempestade supercélula atingiu a China no dia 12
Tempestade supercélula atingiu a China no dia 12 (Credito: Reprodução/CCTV)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma tempestade de supercélula se formou no último sábado (12) sobre os céus da cidade de Tacheng, em Xinjiang, no noroeste da China. O fenômeno raro e perigoso foi filmado por um morador local e exibido na CCTV, televisão estatal do país, que anunciou que outros locais da região também foram atingidos pelas fortes chuvas.

As supercélulas são conhecidas por fortes rajadas de vento e nuvens espessas e rodopiantes, podendo ter em média de duas a seis horas de chuva, e até mesmo em algumas situações vir acompanhada de granizo e muitas descargas elétricas, considerada o maior tipo de tempestade unicelular.

Esse tipo de tempestade se forma quando a superfície está com mais calor e muita umidade, fazendo com que surja uma corrente de ar que fica girando no interior da nuvem. As tempestades supercélulas são muito grandes e podem causar muitos prejuízos.

Leia mais:

Eventos climáticos inesperados na China

Além da tempestade supercélula, recentemente, a China tem sido constantemente afetada por eventos climáticos inesperados e altas taxas de umidade e temperatura:

  • Um deslizamento de terra matou 21 pessoas e deixou pelo menos 6 desaparecidos no último domingo, 13, na cidade de Xian, também no noroeste da China;
  • Todo o país tem enfrentado fortes chuvas de verão, com cenários de árvores derrubadas, estradas lamacentas e construções danificadas e destruídas, de acordo com imagens da agência oficial de notícias, Xinhua;
  • Devido a riscos de inundação, quase 18 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em Anshan, de acordo com informações da CCTV;
  • O país também foi atingido recentemente por dois tufões, o Khanun, que passou pelo Japão e Coreia do Sul, e perdeu força ao chegar no nordeste da China, e o Doksuri, que atingiu o norte com fortes chuvas torrenciais e inundações.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.