Tempestade supercélula rara é registrada na China; veja

A tempestade supercélula se junta as outros diversos eventos climáticos que estão assolando a China recentemente
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 14/08/2023 16h55
Tempestade supercélula atingiu a China no dia 12
Tempestade supercélula atingiu a China no dia 12 (Credito: Reprodução/CCTV)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Uma tempestade de supercélula se formou no último sábado (12) sobre os céus da cidade de Tacheng, em Xinjiang, no noroeste da China. O fenômeno raro e perigoso foi filmado por um morador local e exibido na CCTV, televisão estatal do país, que anunciou que outros locais da região também foram atingidos pelas fortes chuvas.

As supercélulas são conhecidas por fortes rajadas de vento e nuvens espessas e rodopiantes, podendo ter em média de duas a seis horas de chuva, e até mesmo em algumas situações vir acompanhada de granizo e muitas descargas elétricas, considerada o maior tipo de tempestade unicelular.

Esse tipo de tempestade se forma quando a superfície está com mais calor e muita umidade, fazendo com que surja uma corrente de ar que fica girando no interior da nuvem. As tempestades supercélulas são muito grandes e podem causar muitos prejuízos.

Leia mais:

Eventos climáticos inesperados na China

Além da tempestade supercélula, recentemente, a China tem sido constantemente afetada por eventos climáticos inesperados e altas taxas de umidade e temperatura:

  • Um deslizamento de terra matou 21 pessoas e deixou pelo menos 6 desaparecidos no último domingo, 13, na cidade de Xian, também no noroeste da China;
  • Todo o país tem enfrentado fortes chuvas de verão, com cenários de árvores derrubadas, estradas lamacentas e construções danificadas e destruídas, de acordo com imagens da agência oficial de notícias, Xinhua;
  • Devido a riscos de inundação, quase 18 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em Anshan, de acordo com informações da CCTV;
  • O país também foi atingido recentemente por dois tufões, o Khanun, que passou pelo Japão e Coreia do Sul, e perdeu força ao chegar no nordeste da China, e o Doksuri, que atingiu o norte com fortes chuvas torrenciais e inundações.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.