Esta semana, o céu servirá de pista para uma verdadeira “dança da Lua”. O satélite natural da Terra vai atingir o ponto mais distante do planeta (apogeu), rodopiar pelo salão celeste e alcançar o ponto mais próximo do Sol (periélio) em sua órbita atual. Depois dessa estonteante apresentação solo, ela ainda faz dois números acompanhada.

De acordo com o guia de observação astronômica InTheSky.org, o espetáculo tem início na quarta-feira (16), às 8h54 da manhã (pelo horário de Brasília). Nesse momento, a Lua vai chegar no ponto mais distante do nosso planeta de seu percurso ao redor dele.

publicidade
Lua atinge o apogeu nesta quarta-feira (16). Imagem: Triff – Shutterstock (Terra/fundo) – Edição: Olhar Digital

A distância da Lua em relação à Terra varia porque sua órbita não é perfeitamente circular – é ligeiramente oval, traçando um caminho conhecido por elipse. À medida que a Lua atravessa esse caminho elíptico ao redor do planeta a cada mês, sua distância varia 14%, entre 356.500 km no perigeu (aproximação máxima) e 406.700 km no apogeu (ponto mais longe).

O tamanho angular do astro também varia pelo mesmo fator, bem como seu brilho se altera, embora isso seja difícil de detectar na prática, já que as fases da Lua estão mudando ao mesmo tempo. Desta vez, por exemplo,ela estará no primeiro dia da fase nova, ou seja, quase inobservável no céu.

publicidade

Leia mais:

O tempo do circuito da Lua entre perigeu, apogeu e perigeu novamente é de 27,55 dias – um período de tempo chamado de mês anomalístico. Isso é um pouco mais do que o período orbital do nosso satélite natural (27,322 dias). 

publicidade

Lua tira dois planetas para dançar

Finalizando a coreografia solo, a Lua chega ao periélio, ou seja: o mais próximo possível do Sol. Isso acontece na sexta-feira (18) às 5h41, quando ela estará a 1,0099 unidades astronômicas (UA) da nossa estrela hospedeira – pouco mais de 150 milhões de km. 

Em seguida, a Lua encontra um par para dançar: entrando em conjunção com Mercúrio às 8h26. No entanto, é nos braços de Marte que ela termina a noite, com aproximação máxima às 22h17.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!