O mundo dos aparelhos eletrônicos anda em uma velocidade tão dinâmica que às vezes nem conseguimos acompanhar, não é verdade? Por isso, é muito comum comprar uma televisão e só depois descobrir a importância de determinadas configurações. Como a qualidade da imagem e do som, por exemplo, que especificam se uma TV é ou não 4K.

A tecnologia 4K, também conhecida como Ultra HD ou UHD, oferece uma qualidade de imagem muito superior à do HD padrão. Dessa forma, se você estiver prestes a trocar o seu aparelho de TV antigo por um modelo novo, é importante levar essa informação em conta. Afinal, quando assistimos a nossa série preferida ou um filme, a beleza das cores mais vivas e a resolução dos pixels faz toda a diferença, não é mesmo? Então, seja a sua TV Samsung, LG ou Philips, confira agora como saber se é 4k.

Leia mais:

Como saber se a TV é 4K? Veja 5 dicas para descobrir

Antes de mais nada, é importante saber que uma TV 4k possui uma resolução de 3840 x 2160 pixels, o equivalente a mais de 8 milhões de pixels. Ou seja, um número quatro vezes maior do que a quantidade de pixels encontrada em um modelo de TV Full HD, cuja resolução é de 1920 x 1080 pixels. Entre outras coisas, isso quer dizer que o modelo de TV 4K possui imagens mais nítidas e com maior precisão em detalhes.

publicidade

E se você pretende trocar seu modelo antigo por uma TV 4K, saiba que para usufruir da imagem que o aparelho de TV oferece neste caso é preciso também ter uma boa internet em casa.

Afinal, para transmitir conteúdo 4K por streaming, por exemplo, é necessário ter uma conexão de pelo menos 25 Mbps. Além disso, cada TV 4k deve ter uma proporção de 16:9, que traz um equilíbrio entre largura e altura de tela para entregar uma experiência de visualização imersiva. Mas como saber de fato se o modelo da sua TV é 4k? Confira a seguir, as 5 dicas que preparamos.

1-Consulte a descrição completa do produto

É possível verificar as especificações relacionadas ao produto que você comprou, no próprio site onde realizou a compra, ou que deseja comprar. Dessa forma, verifique se a resolução é 3840 x 2160 pixels.

Observe se a resolução for de 1920 x 1080 pixels é porque o modelo é Full HD e não 4K.
Se nem o site e nem o manual do produtor disponibilizar essa informação, é porque a resolução pode ser inferior e a televisão não é mesmo um modelo em 4K.

2- Observe se há adesivos colados na TV

Uma forma de descobrir se a TV é 4k bem simples, é observar se há a presença de selos na tv. Geralmente são aqueles adesivos que os fabricantes anexam ao aparelho e, muitas vezes, descolamos ao instalar a TV em casa. Para selos que definam uma TV como 4k, procure por adesivos que esteja escrito: “4K”, “4K Ultra HD”, “UHD” ou “Ultra HD”.

3- Faça testes em conteúdos que tenham resolução 4k

Se você assistir conteúdos que não permitam a resolução em 4K, a qualidade da imagem que você vê será limitada pela resolução do conteúdo que está sendo reproduzido. Isso pode acontecer mesmo que sua smart TV esteja configurada para resolução em 4K.

Então, faça testes em serviços de streamings confiáveis, como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay e opte por assistir os filmes e séries disponíveis em 4K. Geralmente, os conteúdos originais das plataformas, em especial os mais recentes, são disponibilizados nessa resolução

Além disso, você também pode usar o YouTube para checar a resolução, clicando em vídeos em 4K. Sendo assim, se a reprodução estiver em 2160p, isso significa que sim! Sua TV é mesmo 4k.

4- Verifique a configuração direto na tv

Entre nas configurações da sua TV e verifique se há opções em 4K, ou se a mesma já está com tal configuração ativada.

Dessa forma, ao navegar pelo menu de configurações da TV você poderá confirmar se a resolução de exibição está mesmo em 3840 x 2160 pixels, ou seja, em 4k.

5- Faça o teste da foto com celular

Outra maneira de descobrir se sua TV é mesmo 4K é realizando o teste dos pixels. Confira o passo a passo:

  1. Abra a câmera do seu celular;
  2. Ajuste a forma de captar imagens na mais extensa resolução;
  3. Logo em seguida, tire a foto da sua TV, na hora em que estiver exibindo uma imagem com fundo em vermelho, azul ou verde;
  4. Agora, observe a foto, usando a ferramenta de pinça e dando um zoom;
  5. Se notar que os pixels possuem apenas cores, vermelha, verde e azul, é porque sua TV é uma legítima 4K RGB.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!