O peixe bodião-porco pode mudar de cor para se defender de predadores. Além disso, consegue “ver” usando a própria pele. A conclusão é de um novo estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos e publicado na revista Nature Communications.

Peixe muda de cor para defesa e também acasalamento

• Segundo a pesquisa, o peixe bodião-porco (Lachnolaimus maximus) pode mudar de cor a partir de células cheias de pigmentos chamadas cromatóforos.
  • Os pigmentos dentro dessas células se amontoam para permitir que a carne brilhe.
  • Mas à medida que várias combinações dos pigmentos vermelho, amarelo ou preto se espalham, as células de nível de superfície se transformam em tonalidades mais escuras.
  • Os pesquisadores examinaram amostras de pele do animal usando uma técnica de marcação de proteínas e imagens de microscópio eletrônico de transmissão, segundo informações da ScienceAlert.
  • Eles rastrearam as moléculas de opsina até as células diretamente abaixo dos cromatóforos dos peixes.
  • Essas células produtoras de opsina recém-descobertas são mais sensíveis aos comprimentos de onda curtos e azuis que podem passar pelos cromatóforos.
  • Além disso, os níveis de luz variam a quantidade de opsina liberada.
  • A conclusão é que as opsinas provavelmente regulam o nível de pigmento nos cromatóforos, mas ainda não se sabe exatamente como as moléculas influenciam os cromatóforos.
  • “Os animais podem literalmente tirar uma foto de sua própria pele por dentro. De certa forma, eles podem dizer ao animal como é sua pele, já que ele não pode realmente se curvar para olhar”, explica a bióloga marinha da Universidade Duke, Sönke Johnsen.
  • Além da técnica ser utilizada para defesa, os peixes podem trocar a cor da pela para acasalar ou ameaçar rivais da mesma espécie.