Túmulos de Cavaleiros Templários são descobertos na Inglaterra 

Os oito túmulos de Cavaleiros Templários podem ter até 900 anos e foram descobertos na igreja de Santa Maria, na cidade de Enville
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 23/08/2023 12h23, atualizada em 23/08/2023 13h51
Cavaleiro-templario-1
Imagem: Vuk Kostic/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, conhecida popularmente como Cavaleiros Templários, é uma marco importante na história ocidental. Ela foi fundada em 1128, durante as cruzadas, e tinha como objetivo proteger os peregrinos católicos que iam a Jerusalém. Mais tarde, se transformou em uma estrutura de ajuda financeira aos reis europeus, senhores feudais e peregrinos. No entanto, ainda há muitos mistérios em torno da história dos Templários. Agora, a descoberta de oito túmulos de cavaleiros que fizeram parte da ordem pode ajudar a desvendar alguns deles.

Leia mais

O maior cavaleiro da Inglaterra

  • A descoberta dos túmulos ocorreu na igreja de Santa Maria, na cidade de Enville, na Inglaterra.
  • Segundo o pesquisador Edward Spencer Dyas, responsável pelo achado, estima-se que os sepulcros podem ter até 900 anos.
  • Além disso, a descoberta levanta a possibilidade de que o local possa ter sido uma das igrejas templárias mais proeminentes da Inglaterra naquela época.
  • A estrutura ainda pode ter ligação com William Marshal, 1º Conde de Pembroke, apelidado de “o maior cavaleiro da Inglaterra”, segundo reportagem do UOL.

Os túmulos estão repletos de símbolos da época

  • Os túmulos descobertos apresentam uma cruz cercada por dois círculos, uma marca emblemática dos templários. 
  • Um deles ainda exibe uma cruz de cruzado, símbolo que indica a afiliação dupla do indivíduo como membro tanto da ordem templária quanto dos cruzados.
  • Na base desse mesmo túmulo, há uma cruz templária que é uma variante da cruz de Jerusalém, sugerindo que o cavaleiro desconhecido esteve ligado em algum momento à ordem templária no Monte do Templo, na cidade sagrada.

Compreendendo quem eram os Templários

  • A expectativa é que a descoberta ajude os pesquisadores a compreender melhor o significado dos Cavaleiros Templários durante a era medieval.
  • Diversas histórias sobre os feitos dessa organização cristã sobreviveram no tempo, mas há poucas comprovações científicas sobre os fatos.
  • O que se sabe é que os Templários construíram uma estrutura complexa, rica, poderosa e misteriosa, que fascina historiadores e o público em geral há séculos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.