PlayStation Portal: novo portátil da Sony chega ainda em 2023

A Sony revelou o nome de seu novo console portátil dedicado ao Remote Play do PlayStation 5; confira os detalhes
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 23/08/2023 11h42
PlayStation Portal
(Imagem: Divulgação/ Sony)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Sony revelou detalhes do seu novo console portátil. O videogame, anteriormente chamado de Project Q, foi oficialmente nomeado de Portal PlayStation, prometendo ser uma nova opção para jogar a biblioteca do PS5.

É importante lembrar que o console não rodará os jogos de forma nativa, como o PSP e PS Vita, portáteis anteriores da Sony. Sua função é servir como uma nova opção de Remote Play (uso remoto), ou seja, será necessário um PS5 para funcionar.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • O Portal PlayStation custará US$199, cerca de R$979 na conversão direta, e as pré-encomendas começarão em breve;
  • A Sony diz que o lançamento acontecerá ainda em 2023;
  • O portátil conta com uma tela LCD de 1080p e 60Hz de oito polegadas;
  • Os controles são fixados com a tela do dispositivo — semelhante ao SteamDeck — e tem um conector de 3,5 mm para fones de ouvido e porta USB-C para carregamento;
  • O aparelho contará com a tecnologia sem fio PlayStation Link, que fornece uma baixa latência de áudio aos dispositivos da Sony;
  • Com o PlayStation Link, os jogadores poderão alternar facilmente entre PS5 e o Portal;
  • A Sony também revelou o fone de ouvido sem fio Pulse Explore e o fone com fio Pulse Elite, que “elevam a qualidade de áudio do PlayStation”.
(Imagem: Divulgação/ Sony)

O Remote Play não é uma novidade nos consoles da Sony. Atualmente, já é possível transmitir jogos do PS5 para outros dispositivos como computador, tablet e celular. Com isso em vista, o diferencial do Portal é o PlayStation Link que otimiza a conexão do console de mesa com o portátil.

Mas o dispositivo não transmite localmente, então é necessária uma conexão de Wi-Fi para funcionar. Então, como observa a IGN, que experimentou o dispositivo, “se o seu Wi-Fi cair ou se outra pessoa usar seu PS5, não vai funcionar”. Nas impressões do veículo, que jogou os exclusivos da Sony, Astro’s Playroom, Horizon Forbidden West e Returnal, atrasos de conexão não foram perceptíveis.

O CNET destacou que o visual parece nítido, mas uma tela OLED faz falta, visto que o PS Vita, último portátil da Sony, contava com a tecnologia.

O console dará uma experiência de controle semelhante ao Dual Sense, contando com textura aderente e gatilhos adaptáveis, conforme descreve Tim Turi, gerente de comunicações e conteúdo da Sony em postagem no blog:

O player remoto do PlayStation Portal não poupa despesas, proporcionando a verdadeira experiência do controle DualSense. Tudo, desde a textura aderente das baquetas até o lançamento dos gatilhos, parecia um lar.

Eu trotei por Cooling Springs no Astro Bot’s Playroom, sentindo a familiar areia crocante de uma praia arenosa com a sensação ao toque e a tensão adaptativa do gatilho de um traje de salto acionado por mola. Suas horas de memória muscular jogando com o controlador DualSense serão traduzidas individualmente com o PlayStation Portal.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.