Banco Central comunica novo vazamento de chaves Pix

O Banco Central divulgou que 238 chaves Pix de clientes da Phi Pagamentos foram expostos devido a “falhas pontuais em sistemas” da empresa
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 23/08/2023 13h07, atualizada em 23/08/2023 16h13
Pix
(Imagem: Diego Thomazini/ Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Banco Central do Brasil (BC) divulgou um incidente de segurança que expôs 238 chaves Pix de clientes da Phi Serviços de Pagamentos S.A (Phi Pagamentos).

  • De acordo com o BC, o vazamento decorre de “falhas pontuais em sistemas” da instituição de pagamento;
  • As informações expostas são dados cadastrais, que não permitem a movimentação de dinheiro ou acesso às contas dos usuários;
  • Dados sensíveis como senhas, movimentações, saldos financeiros e demais informações que são mantidas sob sigilo bancário não foram vazados;
  • O BC informa que o adotou ações necessárias para apurar o caso e que seus mecanismos de segurança e monitoramento do Pix conseguiram mitigar a quantidade de dados cadastrais expostos.

A quantidade de chaves vazadas representam 0,00004% das mais de 630 milhões chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), serviço que armazena detalhes das contas transacionais do Brasil.

As pessoas que tiveram os dados vazados “serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento”, informa o comunicado.

Leia mais:

Quinto vazamento de chaves Pix

Esse foi o quinto incidente de divulgação de dados do Pix desde seu lançamento em novembro de 2020. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.