A Meta lançou, em 2021, em uma parceria com a Ray-Ban, os óculos inteligentes Stories, voltados para captura de conteúdo para ser compartilhado no Facebook. Ele não foi exatamente bem-sucedido e, segundo relatos, 90% dos compradores abandonaram o dispositivo. Mas a empresa quer dar uma nova vida ao projeto com a segunda geração dos Ray-Ban Stories.

Detalhes sobre o novo aparelho foram divulgadas pelo jornalista Janko Roettgers, que teve acesso a documentos internos mostrando quais serão os principais recursos do dispositivo.

publicidade

Leia mais:

A segunda geração dos Ray-Ban Stories vai permitir não apenas transmitir o que o usuário está vendo dentro do Facebook e Instagram, como também terá uma função para que a audiência converse com o streamer.

publicidade

“Transmissões ao vivo vão poder se comunicar diretamente com a audiência, com os óculos transmitindo comentários via áudio pelos fones de ouvido integrados”, explicou Roettgers.

Mulher usando óculos Ray-Ban da Meta
(Imagem: Divulgação/Meta)

Os documentos obtidos pelo jornalista também indicam que a bateria será melhorada em relação à primeira geração dos óculos inteligentes, assim como o dispositivo ganhará novas câmeras.

publicidade

Os óculos inteligentes ainda devem ser capazes de identificar quando os arredores do usuário são muito barulhentos, e, assim, aumentar o volume das mensagens de voz enviadas pelo fone de ouvido.

Para lidar com questionamentos de privacidade — afinal de contas, os óculos são parecidos com armações convencionais e podem muito bem passar despercebidos —, os Ray-Ban Stories vão exibir um indicador LED quando a gravação ou transmissão estiver ativa, como forma de alertar pessoas de que elas podem estar sendo gravadas.

publicidade

Ainda não está claro quando a Meta planeja lançar a segunda geração dos óculos feitos em parceria com a Ray-Ban, mas eles fazem parte de um projeto a longo prazo para o desenvolvimento de dispositivos com realidade aumentada (AR).

Os Ray-Ban Stories não terão recursos de AR, mas está nos planos da Meta o lançamento de óculos para os próximos anos que já tenham telas próprias para a exibição de informações extras ao usuário. Segundo vazamentos recentes, a empresa planeja colocar esses dispositivos nas lojas até 2027.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!