Um comitê do Senado dos Estados Unidos realizará na terça-feira (12) uma nova audiência sobre inteligência artificial (IA) com o presidente da Microsoft, Brad Smith, e o cientista-chefe da Nvidia, William Daly. De acordo com a Reuters, há ainda mais dois encontros planejados por outros comitês do Congresso para a próxima semana. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • As audiências ocorrem enquanto o Congresso trabalha em uma legislação para mitigar os perigos da tecnologia; 
  • Esse não é o primeiro fórum que o governo promove com líderes de empresas tech para delinear uma lei da IA; 
  • Uma audiência com o líder da maioria no Senado dos EUA, Chuck Schumer, também está agendada, de forma separada e restrita, para 13 de setembro com Elon Musk (X/Twitter) e Mark Zuckerberg (Meta); 
  • O Presidente Joe Biden também já discutiu a questão da IA com outros líderes mundiais, incluindo o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, cujo governo realizará ainda este ano a primeira cúpula global sobre segurança da inteligência artificial. 

Leia mais! 

As próximas reuniões da Casa Branca devem contar também com Sundar Pichai, chefe da Alphabet (Google), Satya Nadella, CEO da Microsoft, e claro, Sam Altman, da OpenAI.  

A intenção é que os fóruns sejam bipartidários e debatam formas de regulamentação da IA — projeto com o qual os EUA “corre” visto o progresso da Leia da IA na Europa. 

Não temos escolha a não ser reconhecer que as mudanças da IA estão chegando e, em muitos casos, já estão aqui… Devemos apresentar um plano que encoraje — não reprima — a inovação neste novo mundo da IA, e isso significa perguntar a alguns questões importantes. Trabalhemos muito para chegar a uma legislação abrangente. Como isso é tão importante, faremos tudo o que pudermos para ter sucesso.  

Chuck Schumer, Líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, em junho. 

Faz meses que diferentes governos estão discutindo como mitigar os perigos da tecnologia emergente, que registou um boom na popularidade após o lançamento do ChatGPT da OpenAI — seu impacto já foi, inclusive, comparado ao da chegada da internet.  

Bem como em todos os territórios, autoridades buscam segurança, sem afetar o avanço da tecnologia. Em abril, Schumer apresentou uma estrutura delineando um novo regime regulatório que evite “danos potencialmente catastróficos ao nosso país e, ao mesmo tempo, garanta que os EUA avancem e liderem nessa tecnologia transformadora”. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!