Desde que foi criado em 2020, o Pix se tornou um dos meios de pagamentos preferidos dos brasileiros tanto para as compras online quanto presenciais. Esse sistema de transferência eletrônica instantânea pode ser utilizado 24 horas por dia, todos os dias da semana – incluindo sábados, domingos e feriados.

Apesar das vantagens, como praticidade e baixo ou nenhum custo, a popularidade do Pix também chamou a atenção de criminosos. O golpe do comprovante de Pix falso vem causando prejuízo para muita gente, por isso é importante ficar atento e aprender a identificar e evitar o golpe.

Leia também:

Como identificar o comprovante do Pix falso

pix
Imagem: Divina Epiphania / Shutterstock.com

De modo geral, os casos de golpe com comprovante falso acontecem quando a compra e venda são feitas presencialmente, enquanto o pagamento é feito pela internet. O golpista recebe o produto apresentando um comprovante adulterado, mas a transferência nunca chega para a vítima.

publicidade

Confira abaixo algumas dicas práticas para identificar se um comprovante é verdadeiro ou não:

1. Ligue as notificações do aplicativo do banco

Como uma modalidade de pagamento instantânea, um Pix é compensado em cerca de 10 segundos. Por isso, uma das melhores formas de garantir a segurança do pagamento consiste em acessar o aplicativo do banco para conferir se a transferência foi recebida.

Outra dica é permitir que o aplicativo do banco envie notificações, assim, você recebe a confirmação da transferência sem precisar abrir o app e acessar o extrato.

Como ligar as notificações do banco no iPhone: toque em Ajustes > Notificações > nome do banco > Permitir Notificações;
Como ligar as notificações do banco no iPhone: toque em Ajustes > Notificações > nome do banco > Permitir Notificações;

2. Observe a qualidade do comprovante

Para as situações em que não há como checar a conta bancária pelo celular e é necessário confiar no comprovante, a exemplo de balconistas que não estão em posse do dispositivo da loja, existem alguns sinais visuais do golpe.

Desconfie do comprovante se a qualidade da imagem estiver borrada ou tiver cores e fontes diferentes em determinadas informações. Um comprovante Pix verdadeiro é fácil de ler, possui padronização no estilo da fonte, na cor e no tamanho das letras e números.

3. Se atente aos detalhes da imagem

Verificar o nome e o logotipo da instituição financeira pode fazer toda a diferença. Como o comprovante é padronizado, estas informações devem aparecer em tamanho proporcional ao documento, desconfie de sinais de edição ou alteração na imagem.

Golpes por celular
Imagem: shutterstock/Idol Design

4. Verifique data e horário

Todo comprovante Pix mostra data e horário da transação, por isso, confira se essas informações estão condizentes. Outros dados que podem ajudar a determinar se o comprovante é falso são o valor transferido e as informações do recebedor.

5. Cuidado com o agendamento

Um agendamento de Pix não garante que a transferência será efetuada. O pagador pode cancelar o agendamento posteriormente ou não ter saldo suficiente para que o pagamento aconteça de fato. Por esse motivo, não aceite comprovantes de agendamento de Pix, peça sempre o comprovante da transferência.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!