O Google atualizou as configurações de privacidade do Chrome. Se este é seu navegador padrão, você deve ter visto uma janela colorida sobre privacidade de anúncios. E provavelmente clicou em “Entendi” sem ter entendido o que mudou. Tudo bem, o Olhar Digital te explica.

Para quem tem pressa:

  • O Google atualizou as configurações de privacidade de anúncios do Chrome;
  • Elas estão divididas em três categorias nas configurações do navegador: tema de anúncios, anúncios sugeridos pelo site e medição de anúncios;
  • O Google diz que isso é melhor para sua privacidade do que os métodos de rastreamento antigos – mas isso ainda é rastreamento;
  • A dica para proteger ao máximo sua privacidade é: desative as chavinhas em cada uma dessas categorias.

Se você está preocupado com seus dados e privacidade, a dica é: tire cinco minutos para aprender mais sobre o que está acontecendo e quais configurações você pode mudar no Chrome. É que o Google não vai ajustar automaticamente as que que melhor protegem sua privacidade.

publicidade

Leia mais:

Google Chrome e a privacidade de anúncios

Captura de tela da página sobre privacidade de anúncios no Google Chrome
(Imagem: Reprodução/Google Chrome)

Os novos recursos para gerenciar a privacidade de anúncios ajudam a proteger sua identidade e oferecem mais controle sobre como os anunciantes escolhem quais anúncios mostrar. Ao menos, é o que o diz o Google, na página de ajuda do Chrome. Essa mudança faz parte da promessa da empresa de eliminar gradualmente o uso de cookies para rastreamento no seu navegador.

publicidade

Traduzindo: é uma nova maneira do Google rastrear o que você faz na web para ajudar os anunciantes a segmentar seu material. O Google diz que isso é melhor para sua privacidade do que os métodos de rastreamento antigos. Mas isso ainda é rastreamento. E quem se preocupa com sua privacidade pode querer desativá-lo.

Para fuçar nisso, faça o seguinte (o Olhar Digital publicou um passo a passo detalhado de como desabilitar o rastreamento de dados para anúncios):

publicidade
  • No Chrome, vá em “Configurações”;
  • Clique em “Privacidade e Segurança”;
  • Escolha “Privacidade de Anúncios”;
  • Outro caminho: clique neste link (usando o Chrome).

Você verá três opções – e, para obter o máximo de privacidade, pode desativá-las, uma por uma. Se a chavinha estiver cinza, está desativado, e se estiver azul, ainda está ativado. Confira abaixo o que cada um quer dizer:

Temas de anúncios

publicidade

É um recurso que usa seu histórico de navegação recente para detectar em quais tópicos você está interessado e mostrar anúncios personalizados para você. Se você passou a semana olhando sites sobre cães, talvez receba um anúncio para uma cama de cachorro, por exemplo. O Google diz que esses tópicos são excluídos após quatro semanas e, se você mantê-lo ativado, pode ver a lista você mesmo.

Anúncios sugeridos pelo site

É uma opção que permite que sites individuais que você visitou cheguem a conclusões semelhantes sobre o que você pode estar interessado e mostrar anúncios para isso em outros sites. Se você mantiver isso ativado, pode mais tarde bloquear manualmente sites individuais na mesma tela. Mas é mais fácil desativar isso logo de cara.

Medição de anúncios

Permite que diferentes sites e anunciantes compartilhem informações sobre você para tentar descobrir o quão bem os anúncios estão indo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!