Canva no ChatGPT! IA criará peças de design gráfico

Plugin do Canva no ChatGPT permitirá que usuários peçam à IA para criar artes visuais, como posts pare redes sociais, banners e convites
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 12/09/2023 19h36
Imagem mostrando o aplicativo canva
O Canva Pro, versão por assinatura, possui diversos recursos que podem agilizar na hora de produzir a surpresa para eles. (Imagem: Canva)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O ChatGPT não parou na criação de textos e, agora, também fornecerá ao usuário peças de design gráfico. A OpenAI, empresa desenvolvedora do chatbot de IA, lançou um plugin do Canva para ser usado no chatbot. Assim, os assinantes poderão fornecer uma breve descrição do que querem e, em troca, receber um banner pronto, logotipos, cartões personalizados, posts para rede sociais e outros tipos de artes visuais.

Leia mais:

Canva no ChatGPT

  • A OpenAI disponibilizou o plugin do Canva para permitir que usuários obtenham peças gráficas e artes visuais feitas pela IA generativa do ChatGPT.
  • Para isso, o assinante deve abrir o chatbot e, na parte de “Loja de Plugins”, instalar o plugin do Canva.
  • Depois, basta o usuário digitar o que quer e o chatbot gera a imagem, enviada diretamente na interface do chat.
  • A imagem solicitada poderá ser baixada em formatos distintos.
  • Não está claro se haverá alguma sinalização de que a imagem gerada pelo ChatGPT é artificial.

Quem pode usar

No entanto, somente assinantes do ChatGPT Plus têm acesso à novidade. O plano custa US$ 20 mensais e dá acesso ao modelo de linguagem GPT-4, à loja de plugins (onde o plugin do Canva fica) e à pesquisa na web em tempo real.

canva
ChatGPT irá além dos conteúdos em textos (Foto: Divulgação/Canva)

Contexto do ChatGPT

A novidade vem em meio às tentativas do ChatGPT de se manter relevante.

Com o lançamento de novos chatbots de IA e a familiarização do público com o recurso, a ferramenta se viu perdendo usuários repetidamente. Inclusive, as visitas mensais do site em agosto apresentaram a terceira queda consecutiva. Há indícios de que essa queda esteja se estabilizando.

Além disso, apesar do número de visitantes únicos ter aumentado no mês passado, o tempo que os usuários gastam no site também está diminuindo desde março. Esse tempo caiu de em média 8,7 minutos em março para 7 minutos em agosto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.