Um medicamento contra o câncer pode combater a inflamação e reduzir os efeitos da Covid-19 em pacientes infectados. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo Instituto Hudson de Pesquisa Médica, na Austrália, e publicada na revista Nature Communications.

Leia mais

publicidade

Idronoxil pode tratar inflamação causada pela Covid-19

  • A resposta inflamatória do corpo à infecção é importante no controle da Covid-19.
  • Quando a inflamação sai do controle os efeitos podem ser letais.
  • Mas o idronoxil, originalmente projetado para tratar o câncer, pode reduzir essa inflamação e combater o coronavírus.
  • As informações são da Medical Xpress.
Idronoxil, projetado contra o câncer, pode reduzir a inflamação causada pela Covid-19 (Imagem: Fusion Medical Animation/Unsplash)

Remédio é eficaz e pode ser usado com segurança

No início da pandemia, a inflamação descontrolada era um dos principais aspectos fatais da infecção. O problema é que os médicos não sabiam exatamente como ela ocorria e como combatê-la.

Ao combater a infecção causada pelo SARS-CoV-2, nosso sistema imunológico às vezes pode entrar em overdrive, ou seja, quando o interruptor desligado não funciona. O problema é que bloquear a resposta imune muito cedo pode ajudar o vírus a se replicar melhor e causar mais danos. Agora mostramos que o direcionamento terapêutico de uma única proteína ativada por várias vias inflamatórias pode ajudar a limitar a inflamação ruim, sem aumentar a replicação viral no pulmão.

Michael Gantier, professor associado do Instituto Hudson de Pesquisa Médica

Os pesquisadores descobriram que administrar o idronoxil três dias após a infecção poderia reduzir a inflamação resultante da infecção pela Covid-19. Ao mesmo tempo, um outro ensaio clínico provou que o uso do medicamento para tratar a doença é seguro.

publicidade

A equipe médica acredita que o remédio ou potenciais derivados dele podem ser usados, ainda, para ajudar a tratar a hiperinflamação pulmonar induzida por vírus emergentes. Ou seja, eles podem estar próximos de encontrar os medicamentos que foram tão necessários no auge da pandemia.

Os próprios pesquisadores destacam que a sociedade não estava pronta para combater a crise sanitária e que novas tecnologias, caso desses remédios, podem nos ajudar a enfrentar as próximas pandemias que virão. Para isso, eles estão utilizando os recursos enviados pelo governo por meio do Fundo de Pesquisa Médica de Tratamentos Covid-19.

publicidade

Estamos entusiasmados que, por meio de nossos vários programas de doações, podemos apoiar algumas das mentes mais brilhantes do estado a fazer avanços científicos que mudam vidas, como este, para que possamos continuar melhorando os resultados de saúde para as pessoas não apenas aqui em Victoria, mas em todo o mundo.

Gabrielle Williams, ministra interina da saúde da Austrália

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!