Recentemente, cresceu o número de pessoas vítimas do golpe da portabilidade. Trata-se de uma nova modalidade de fraude online que tem causado grande estresse e preocupação para os usuários de mídias sociais. Com a intenção de trazer mais clareza sobre o que é e como se proteger contra o golpe da portabilidade, o Olhar Digital traz algumas dicas e informações relevantes para sua segurança.

Leia mais:

publicidade

O que é o Golpe da Portabilidade?

O golpe da portabilidade é um tipo de fraude que ocorre quando criminosos se passam por representantes de operadoras de telefonia para solicitar a portabilidade do número de telefone da vítima para outra operadora. Uma vez que a portabilidade é realizada, os criminosos podem usar o número da vítima para cometer crimes, como enviar mensagens de texto ou fazer ligações fraudulentas.

Os criminosos geralmente entram em contato com as vítimas por telefone ou e-mail, alegando que estão oferecendo uma promoção ou serviço especial. Eles podem solicitar informações pessoais da vítima, como o número de telefone, CPF e senhas. Uma vez que obtêm essas informações, os criminosos podem solicitar a portabilidade do número da vítima para outra operadora.

publicidade

Dicas para não cair no golpe da portabilidade

Uma das ações cruciais para não ser vítima do golpe da portabilidade é evitar o fornecimento de informações pessoais para estranhos, mesmo que eles afirmem ser representantes, por exemplo, de uma operadora de telefonia. Assim como deve ter muito cuidado com ofertas ou serviços que disponibilize vantagens acima do convencional.

Outra dica é sempre verificar a identidade de quem está falando com você antes de fornecer qualquer tipo de informação pessoal. Como, por exemplo, solicitar o CNPJ da empresa para fazer uma verificação de idoneidade. Além de evitar a associação do seu número pessoal em redes sociais, para em último caso, se for vítima da portabilidade indevida, não ter suas redes sociais vulneráveis a essa situação do golpe da portabilidade.

publicidade
Imagem de telefone em risco
Uma forma de manter as redes sociais mais seguras é fazer a verificação de dois passos com um aplicativo externo com o DUO. (Imagem: Adobe Stock)

Vale ressaltar que ao receber uma ligação ou e-mail de alguém que afirma ser representante de uma operadora de telefonia, pergunte-lhe o nome da operadora e o número de telefone do escritório. Em seguida, ligue para a operadora diretamente para confirmar se a ligação é legítima. E caso acredite que tenha sido vítima do golpe da portabilidade, entre em contato imediatamente com sua operadora de telefonia para cancelar a portabilidade. Você também deve registrar um boletim de ocorrência na polícia.

Dicas para se proteger do golpe da portabilidade

Evite deixar seu telefone em qualquer lugar que esteja longe de você;

publicidade

Não digite, preencha formulários ou insira dados pessoais em sites, ou aplicativos que não sejam confiáveis;

Realize sempre as atualizações de segurança do seu telefone;

Utilize softwares antivírus para aumentar o nível de segurança no seu aparelho;

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!