Vai trocar de carro em 2023? Antes de fechar negócio, é uma boa ideia conferir se o modelo que está interessado pode sair de linha. Pensando nisso, separamos uma lista e mais informações sobre o tema. Saiba mais abaixo.
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Carros que vão sair de linha em 2023
A lista atualizada de carros que se despedem esse ano inclui:
Chevrolet Cruze
- As mudanças na linha da Chevrolet começam pelo fim da produção do Cruze. As versões hatch e sedã terão fabricação encerrada na planta de Rosário, na Argentina, onde era fabricado desde 2016.
- O modelo mais barato do Cruze sedã parte atualmente de R$ 149.390. Já o hatch é vendido apenas na versão RS por R$ 168.990.
Chevrolet Camaro
- O Camaro é a segunda baixa da Chevrolet. O esportivo perdeu espaço para o rival Mustang. Até abril de 2023, só 14 unidades do carro foram emplacadas, segundo dados da Fenabrave.
- Como comparativo, o concorrente da Ford vendeu 145 unidades no mesmo período.
Apesar da queda nas vendas, o Camaro deixará de ser vendido não só no Brasil como também nos EUA. O esportivo será substituído por um modelo possivelmente elétrico.
Chevrolet Bolt e Bolt EUV
- Os elétricos Bolt e Bolt EUV também estão com os dias contados no Brasil. O hatch estreou por aqui em agosto do ano passado por R$ 329 mil.
- Já a versão SUV chegou menos cara e há poucos meses por R$ 279 mil. Apenas um lote de 200 unidades será vendido por aqui.
- A dupla utiliza o mesmo motor elétrico de 203 cavalos e 36,7 kgfm de torque instantâneo. Já a autonomia é de 390 km para o Bolt e 377 km para o Bolt EUV, segundo o Inmetro.
Vale destacar que os modelos terão produção encerrada até nos Estados Unidos, mas voltam em nova versão com a plataforma Ultium da GM, baterias de longo alcance e upgrades na “acessibilidade e tecnologia”.
Ford Mustang
- A geração atual do Ford Mustang continua sendo vendida no Brasil, mas já está no fim. São apenas algumas unidades em estoque.
- A próxima versão do esportivo a combustão já chegou aos EUA e deve desembarcar por aqui em meados de 2024.
- A versão escolhida para o mercado brasileiro deve ser a GT, a mesma da geração passada.
Kia Cerato
- A Kia deixará de vender o Cerato no mercado nacional por baixa demanda. No primeiro semestre, apenas 14 exemplares do carro foram vendidos.
- A marca sul-coreana ainda estuda se vai trazer a nova geração do sedan de volta ao Brasil em 2024. O modelo mais atual passou por mudanças no visual em 2021 e conta com motor 1.6 turbo.
Renault Captur
- O SUV Renault Captur também se despede em breve por baixa demanda no Brasil. O modelo foi um dos prejudicados pela guerra na Ucrânia. Vários componentes eram importados da Rússia, onde a marca francesa confirmou o fim das operações.
- A decisão impactou diretamente no futuro do Captur no Brasil, produzido em São José dos Pinhais (PR).
Renault Logan
- O Renault Logan também está de saída em 2023 e deve dar espaço para um novo SUV da marca francesa em 2024.
- Com o fim da linha próximo, o veículo não deve mais receber atualizações.
Jaguar F-Type
- O esportivo britânico Jaguar F-Type também sairá de linha após onze anos de estrada com edição especial de despedida.
- O Brasil receberá 12 unidades do modelo que celebra os 75 anos da marca nos próximos meses. O F-Type 75 Years será vendido por R$ 612.977.
- O fim do F-Type faz parte dos planos da marca de lançar mais carros eletrificados.
Os carros podem sair de linha por diversos motivos. Os principais são: queda nas vendas e a chegada de uma nova versão mais moderna do mesmo veículo.
Os anos de 2021 e 2022 também marcaram a despedida de diversos modelos. Só a Ford decretou o fim da linha para Ka, Ka Sedan e EcoSport. O Fox, da VW, também saiu de linha, bem como o Honda Fit e o icnônico Fiat Uno, que deu adeus após 40 anos de estrada.
A vida útil de um veículo é em média de 6 anos, segundo especialistas. Porém, isso não é um regra. No Brasil, alguns modelos duraram menos e outros muito mais. Um exemplo é o Fiat Uno Mille, que permaneceu por décadas no mercado nacional.